Doctor

 V6t4LC7

DOUTOR QUEM?

‘Não, não se trata de uma série médica, mas sim das aventuras de um viajante pelo tempo e espaço junto a uma fiel companheira, sua nave, a TARDIS (Time and Relative Dimension in Space/Tempo e Dimensão Relativos no Espaço). O Doctor (Doutor), é um Time Lord (Senhor do Tempo) que nasceu no planeta Gallifrey e adora conhecer e explorar as maravilhas do Universo (indo, muitas vezes, além do todo universal). O Doutor utiliza este nome falso desde sempre, e pouquíssimas pessoas conhecem seu verdadeiro nome. Ele tem um afeto pela Terra e seus habitantes, o que o leva a geralmente viajar com companheiros humanos, desbravando especialmente, os séculos XX e XXI. Até então, já houve 11 encarnações deste Time Lord, que enfrentou diversas ameaças à planetas, civilizações inteiras e até mesmo a existência do Universo. Ele é contra o uso de violência, contudo quando necessário, e a depender da encarnação, pode ser um exímio guerreiro.”

O COMEÇO

Nascido em Gallifrey, ainda jovem o Doctor quebrou a primeira lei de sua raça: a não-interferência. Seu irmão, Braxiatel teria de apagá-lo da existência, mas resolve dar-lhe a chance de fugir. Assim, o Doctor rouba uma obsoleta TARDIS Tipo 40 e foge de Gallifrey com sua neta Susan Foreman. Com dificuldades para controlar a nave, o Time Lord acaba indo para a Terra e lá faz algumas viagens, até fixar-se no século XX. Durante cinco meses, sua neta frequentou à escola de Coal Hill, onde levanta as suspeitas dos professores Barbara e Ian que decidem falar com seu avô, um homem que não parece gostar de receber visitas. Os professores seguem Susan e terminam, sequestrados pelo Doctor, dentro da TARDIS. O Time Lord não os deixa sair, pois desconfia dos professores e crê que eles poderiam anunciar seu segredo. Ao longo do tempo, vemos a arrogância do Doctor diminuir e sua confiança e o gosto pelos humanos crescerem. Este gosto pela humanidade e seu planeta, torna-se uma marcante característica do personagem, desde então”.

REGENERAÇÃO

O corpo do Doctor estava velho e graças às suas aventuras, cada vez mais exausto. Após enfrentar os Cybermen, ele não mais aguentou e sucumbiu. Isto não significa morte, quer dizer apenas que o personagem regenerou, surgindo uma nova encarnação para espanto de seus companheiros. Ocorre que todo Time Lord, ao sofrer algum dano letal ou quando quer (se for treinado para tal) libera um hormônio, lindos, que ativa o processo de regeneração das células de seu corpo por meio de um procedimento que muda sua constituição física e psicológica, quase como se surgisse um homem completamente diferente a partir de outro, no entanto com as mesmas memórias. Durante a regeneração, o corpo de um Time Lord pode liberar luz ofuscante branca e/ou colorida, corrente elétrica, uma violenta carga de bioenergia (que destrói tudo a sua volta) ou ainda, ele pode simplesmente se transformar sem liberação de energia. Caso o Time Lord seja fatalmente ferido antes da regeneração se concluir, esta falhará e ele morrerá. O processo é doloroso e causa efeitos colaterais. Por certo período de tempo após a regeneração, o corpo do Time Lord permanece com muitos lindos, o que possibilita, em caso de dano, a regeneração parcial de algum órgão ou membro. Além disso, implicações como amnésia, comportamento anormal, confusão mental e/ou inconsciência são comuns. O Doctor jamais escolheu quando regenerar ou qual seria sua forma após o procedimento, tendo sido, até mesmo, obrigado a regenerar em favor da pena por quebrar a lei de não-interferência dos Time Lords. Até o momento, o Doctor já regenerou dez vezes, e possui onze encarnações.

AS ENCARNAÇÕES

  • 1º Doctor: Inicialmente uma figura pedante, desconfiada e que possuía um tom de superioridade, esta encarnação foi “amolecendo” com o tempo. Se no começo este Doctor arrisa a vida de seus companheiros para explorar o desconhecido, outrora  mesmo que às vezes fosse sarcástico perante a ignorância alheia. Nele vemos traços de certa forma infantis, ao mesmo tempo que o começo de uma figura que busca a justiça a qualquer custo. Se tornava sempre uma figura protetora quando acompanhado de jovens garotas, pois essas lhe recordavam sua neta e primeira companheira de viagens, Susan Foreman. 

 

 

  •  2º Doctor: Uma total mudança de personalidade: da figura de um avô para a de seu tio favorito. Caloroso, palhaço e trapalhão, este Doctor escondia sua imensa sagacidade, para que o subestimassem e assim, ele pudesse dar cabo aos seus planos. Por trás desta aparência displicente, sempre havia um raciocínio meticuloso nas ações deste Doctor. Ele era impiedoso com seus inimigos recorrentes, como os Cybermen. Sempre levava consigo uma flauta, que tocava ocasionalmente, e um diário de 500 anos no qual registrava suas aventuras. Durante quase toda esta encarnação, viajou com o escocês Jamie McCrimmon, fiel companheiro do século XIX.

 

  •  3º Doctor: Diferentemente de seus predecessores, este Doctor é um homem de ação e quando necessário, utilizava de suas habilidades em Aikido Venusiano. Ele permaneceu exilado na Terra durante boa parte de sua existência e, trabalhando para a UNIT, tinha o hábito de empregar sua mente brilhante em invenções, dentre as quais, seu querido carro, Bessie. Esta encarnação era mais “cavalheiresca” e, de certa forma, oposta ao segundo Doctor, o que acarreta desentendimentos entre os Doctors quando as duas encarnações do personagem se encontram. Inicialmente, o terceiro Doctor teve Liz Shaw como assistente, depois passou a se aventurar com sua companheira mais querida, Jo Grant, e perto de seu fim, levou Sarah Jane Smith à TARDIS.

 

  • 4º Doctor: Uma figura excêntrica, distinto de sua própria raça e nenhuma característica “humana” em si. Bem humorado, engraçado, este Doctor tinha uma personalidade mais jovem que a de seus predecessores. Em contraste com seu “ser” anterior, este não suportava trabalhar para a UNIT, e por isso, após ter o exílio encerado, manteve-se viajando quase que constantemente, ajudando a organização em poucas ocasiões. Um amante da paz, podia se tornar uma figura violenta e agressiva quando fosse necessário, sendo completamente oposto à ideia de figuras autoritárias em qualquer aspecto. É muito difícil vê-lo sem seu cachecol, em contrapartida, sempre está a oferecer “jelly babies” a todos. As companheiras que marcam sua existência são aquela que lhe viu regenerar, Sarah Jane Smith; a selvagem Leela e a Time Lady Romana.

 

  • 5º Doctor: Após uma regeneração difícil que por pouco não falhou, o Quinto Doctor se revelou como a encarnação mais humana e vulnerável do Doctor, abrindo-se mais com as suas companheiras e sendo extremamente contra violência desnecessária. Adorava cricket e usava um talo de aipo na lapela. Ao contrário de encarnações passadas, ele tratava todas suas companheiras como partes de um time, e não como meras ajudantes. Era menos pretensioso e egoísta, preferia resolver os problemas usando comunicação; e não gostava de usar sua vasta experiência como uma desculpa para liderar todas as situações. Viajou com três companheiros, Adric, Tegan e Nyssa, sendo a última a mais importante durante esse período.

 

  •  6º Doctor: Em contraste com sua última encarnação, o Sexto Doctor era arrogante, dramático, teimoso e tinha um grande ego, acreditando ser superior a todos que encontrava. Apesar disso, também possuia um lado mais emotivo e preocupado, sempre determinado em salvar todos aqueles que podia. Ele adorava uma citação, sempre soltando alguma que achava apropriada para a aventura em que ele e suas companheiras estavam. Era mais violento que seus antecessores, capaz até de matar. Passou a maior parte de suas viagens com apenas uma companheira.

 

  •   7º Doctor: Era um exímio estrategista e hábil manipulador, vendo a guerra entre o bem e o mal como um jogo de xadrez e aqueles ao seu redor como peões. Era originalmente excêntrico, alegre e despreocupado, porém assumiu essa personalidade mais séria e austera com o passar do tempo. Levava o seu papel como Time Lord extremamente a sério, e fazia tudo o que julgava necessário sem medir as consequências de suas ações. Apesar disso, ele se importava com aqueles com quem viajava, tendo uma relação paterna com Ace, sua companheira adolescente. Viajou também com Mel, que o acompanhou durante o início de sua encarnação.

 

  • 8º Doctor: Um tanto romântico e sensível, respeitava e amava todo o tipo de vida, admirando humanos como nenhum outro. Tinha um senso de humor irreverente, similar ao de sua segunda encarnação. Teve alguns ataques de amnésia, primeiro após a sua regeneração e, mais tarde, após a primeira destruição de Gallifrey. Passou sua vida viajando entre universos paralelos e paradoxos, evitando a qualquer custo tomar parte na guerra temporal entre Daleks e Time Lords. Após tentar em vão salvar uma viajante espacial, acaba, com a ajuda da irmandade de Karn, escolhendo regenerar num Guerreiro.

 

  • War Doctor: É a encarnação que renega sua promessa como “Doctor”, que não se considera um curador, mas sim um guerreiro. Nascido para lutar na Última Grande Guerra Temporal, dedicou toda sua vida a isso, mas, já velho e exausto do fardo que leva consigo, decide encerrá-la usando o Momento, arma de destruição em massa de Gallifrey que possui consciência. Ele encerra a guerra, não da forma que esperava ou de como se lembrará, mas tais ações levam a um efeito devastador nas próximas três encarnações, que negam sua existência. Esteve presente na queda de Arcadia, segunda maior cidade de Gallifrey.

 

  •  9º Doctor: A última Time War deixou sequelas emocionais no Doctor, que se culpava por ter destruído a os Daleks e a sua própria raça. As feridas dessa guerra fizeram com que o Doctor criasse uma nova admiração pelas maravilhas do universo e um desejo de mantê-lo seguro, demonstrando uma enorme compaixão por todas as espécies; além de uma certa curiosidade pela humanidade. A maioria de suas aventuras foram no Planeta Terra, em companhia de Rose Tyler, com quem criou uma forte conexão. Foi forçado a se regenerar após absorver toda a energia do vórtex do tempo para salvar sua companheira.

 

  •  10º Doctor: Extremamente sagaz, carismático e por certas vezes exagerado, era uma figura ainda abalada pela Time War. Quando impulsionado por raiva ou justiça, agia sem hesitação, fazendo tudo o que julgava necessário, de forma até inconsequente.  Como apontou uma de suas companheiras, Donna Noble, ele precisava de alguém ao seu lado para que não se deixasse levar por esses impulsos. Sua relação com suas companheiras chegou a ter ápices românticos, exemplo de Rose Tyler, cuja perda causou-lhe dor o bastante para ignorar a veneração de Martha Jones por ele. Regenerou também para salvar outrem, logo após impedir os planos do Alto Conselho de Gallifrey de destruir o tempo.

 

  •  11º Doctor: Excêntrico, bem-humorado, otimista, entusiasmado e dono de um vestuário um tanto criativo e de muitas frases de efeito, o 11º Doctor exibe dois lados contrastantes de sua personalidade: muitas vezes, é bobo e engraçado, agindo como uma criança de quatro anos; e em outras, deixa transparecer toda a dor, raiva e sofrimento de seus 1200 anos de vida. É extremamente altruísta, e está sempre disposto a se sacrificar pelo bem do universo e de seus amigos, ficando enfurecido e desapontado quando falha em salvar alguém em perigo. Ele vive um intenso e confuso romance com a misteriosa River Song, com quem sempre se encontra fora de ordem. Teve 3 companheiros, mas sempre que preciso, era ajudado por outros tantos queridos amigos. Participou com o War Doctor e o 10º Doctor no desfecho da Time War, sendo esta a encarnação que consegue a redenção pelos feitos que encerraram a guerra. Passou os últimos 900 anos de sua vida lutando contra forças mortais para proteger o planeta  Trenzalore, fazendo com que seu corpo envelhecesse e enfraquecesse.  À beira de morrer de velhice, Clara (sua companion) convence os Senhores do Tempo a conceder-lhe um novo ciclo de regeneração, restaurando sua juventude por alguns minutos, mas que resulta em mais uma regeneração.

 

time-heist-promo-batch-9

12º Doctor: Surgiu após a regeneração do 11º Doctor em Trenzalore, sendo a “décima terceira regeneração”.  É a primeira encarnação do segundo ciclo de regeneração, concedido pelos Senhores do Tempo. Clara Oswald continua sendo sua companion. Com uma personalidade mais sombria e uma atitude retraída, é manos amável e continuamente questiona sua própria bondade. Apesar de às vezes demonstrar bondade e humor, muitas vezes dispensa sutilezas em uma situação tensa, tornando-se frio e calculista em momentos críticos.  Por causa de seu distanciamento das emoções, às vezes é visto como desagradável, temível, e impiedoso. Estas qualidades, muitas vezes assusta os que o conhecem, até mesmo sua companion. Tornou-se mais difícil de confiar, e reconheceu sua mudança de personalidade, sentindo-se irritado e temendo o que está se tornando.

 

Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!

Este post tem 274 comentários

  1. Quero parabenizá-los pelo retorno do site. Na minha opinião o melhor site nacional sobre Doctor Who. E agradecer pela repostagem do conteúdo. Gostaria de avisar que o “Original Television Soundtrack – Series 06” está com defeito. O único que não tenho e venho procurando há tempos. Baixei de todos os links mas o arquivo sempre está corrompido. E também os episódios de Torchwood 4 estão indisponíveis. Aproveitando gostaria de sugerir um artigo sobre os “At The Proms”. Se possível que postem esses shows. Grande abraço de um fiel seguidor do Universo Who!

  2. Adoro o site de vocês, ele é o meu favorito sobre Doctor Who. Queria pedir para disponibilizarem downloads da série clássica, seria muito bom!

    1. Disponibilizar downloads da série clássica? Olha no menu que temos tudo do 1º, a primeira temporada do 4º e o filme do 8º…

    2. No kickasstorrents tem um torrent da serie classica (173GB).
      Não tentei baixar, mas parece ter bastante seed/peer.

      1. tem seed sim eu baixei td sendo que possui 201 gigas ,com minha internet lenta levei dois mezes baixando kk
        mas vale apena xDD

      2. @OmarMitta

        Em qual site você baixou TODAS as legendas do que você baixou ?

  3. eu sei, mas nao tem dos outros doutores, sei que e muito mas seria muito bom se vocês disponibilizassem.

  4. Cara sou fan de doctor who mais so asisti o 10° doctor e o 11° doctor hj esta no fim do universo parte 1 amanha passara a parte 2 assisto todos os dias so um fan tb vlw parabéns pelo site

    1. Você pulou o 9? VOCÊ. PULOU. O. 9?!?!?!?!?

      1. PENSEI A MESMA COISA

    2. Você pulou o 9º? :c

  5. por que a pagina viloes nao esta disponivel?

    1. Porque o texto ainda está sendo escrito. 🙂
      Assim que estiver pronto, a página será criada.

  6. o 10 doutor e o mais bonito e inteligente eu sempre assistia ele eu adoro ele, ele e muito engraçado

    1. Eu acho o William Hartnell mais bonito. E não tô brincando. :3

  7. A SERIE Doctor Who E A MELHOR QUE EU JA VI,NOTA 10.

  8. Olha , eu queria saber de uma coisa . Eu assisto o Doctor Who a pouco tempo , só conheci o 11° lord do tempo . Gostaria de saber , o que acontece no episódio que o 11° doutor está para morrer ,depois que ele consegue acabar com a invasão de ciborgs?

    1. Cybermen? Episodio da 6ª Temporada, Closing Time, certo? Ele vai encarar sua morte no episódio de amanhã.

      1. a chave sonica do 10 doutor e capaz de danificar ou controlar daleks ou cybermans

  9. Matheus , eu sei , mas amanhã não poderei assistir. 🙁

  10. Mas , só pra saber , o Doctor Who parou de ser gravado né?

    1. Não,a 9 temporada está sendo gravada

  11. que dia o DOCTOR WHO vai voltar a passar na tv cultura?

  12. Ana , não sei se ele vai sair do ar . Amanhã tem reprise do episódio de hoje .

  13. Tenho 12 anos e descobri sobre o Doctor Who.Mas eu queria que esta pergunta seja respondida por favor:O que acontece quando o amigo dele que deceparam a cabeça dele perguntou Doctor Quem?
    Diz no canal que assisto que ele vai voltar em breve mas eu queria saber o que vai acontecer na próxima temporada ou episódio,o que irá acontecer com o Senhor do Tempo,Doctor Who.

    1. Olha, Paulo, a gente não sabe também. HAHA. Esse último episódio foi exibido lá por outubro do ano passado, e a nova temporada só vai estrear no Reino Unido em Agosto ou Setembro, e provavelmente só teremos a resposta dessa pergunta láaaa pelo fim dessa temporada ou num especial que vai acontecer no ano que vem, pois Doctor Who fará 50 anos!

  14. Matheus ,Paulo , sa minha modesta opinião , a pergunta que não deveria ser respondida , é “Doutor, quem?”

    1. Sei que não devia está me entrometendo,mas exatamente,a pergunta que não pode ser respondida é Doctor Who (Doutor Quem)

  15. Todo mundo, mesmo os mais jovens whovians, conhece os rostos que exteriorizaram os Doutores, mas pouca gente conhece os detalhes citados nesta matéria sobre cada um, já quer levou quase cinquenta anos para Doctor Who chegar ao Brasil (exceto os filmes com o Peter Cushing, que passaram nos cinemas e frequentemente na televisão, inclusive aberta). Doctor Who tem quase a minha idade (50 anos), e numa época sem Internet, não havia como acompanhar a saga do último Time Lord. Apesar disso, muita gente já conhecia o universo Who, tais como a Tardis, os Daleks (eu tinha pesadelos com eles quando era criança!), os Cybermen e até o quarto Doutor, frequentemente mostrado ou citado em seriados e filmes americanos e ingleses.

  16. Adorei esse site e essa paginá , parabens ao autor é dificil achar informações como essas sobre o DOCTOR WHO , amei de mais . Sou fanática pela serie e ai explica muito bem todos os doutores!!!.

  17. Adorei as explicações das três ultimas rencarnações do doutor elas foram incríveis parabens .

  18. Que legal a história do inicio do Doctor Who adorei !!! parabéns.

  19. Doctor Who! O melhor seriado britânico de ficção cientifica para mim!
    E voces criadores desse site, estão de parabens!
    Sou uma verdadeira fan de Doctor Who… E fan do 10# doctor…
    Todos os que gostam de Doctor Who tanto quanto eu, merecem tudo de bom.
    Beijos para todos os Whovians!!!!

  20. Concordo com tigo Tainá o melhor seriado de ficçãocientifica não só britanico mas do mundo na minha opinião .

  21. Coordenadores do site , pelo um dos seus ultimos posts onde o Doctor estava cercado por daleks de todas as épocas , temos a probabilidade da time war do nono Doctor não ter sido a ultima?

    1. Eu acho que a Time War (enfrentada pelo 8º na verdade), não se repetirá…Quando a temporada estrear quem sabe descubramos realmente o que se passará…

  22. Desculpe , mas a ultima time war foi realmente com o nono Doctor.

  23. Quero agradecer muito aos mantenedores desse site, descobri há pouco tempo. Gostaria de parabeniza-los e dar uma sugestão. Pq vocês nao baixam por torrent as temporadas restantes e legendam elas ? está super facil de encontrar e baixar os episódios via torrent. Continuem assim, muito obrigado.
    ps: Criei coragem para começar a assistir Doctor who (depois de muitos anos querendo assistir e nao ter acesso à todos episódios, agora vou deixar a onda me levar). Finalmente entendi o porque do Doctor mudar :/, estou assistindo o do 9º doctor, tão dificil saber que ele irá mudar. Crio muita afeição pelos personagens :/
    abraços

    1. Eu tenho toda a série clássica e as legendas em ingl~es aqui…O problema é traduzir tudo…Tempo é raro 🙁

  24. sera que o doutor vai se regenerar de novo para um 12 doutor ?

      1. Mas se o 11º apareceu para “morrer” com mais 200 anos à nossa frente… spoilers x paradox! 😀

  25. Tanto o 9º quanto o 10º Doctor foram incríveis, amei a atuação dos dois e fizeram um ótimo trabalho, mas meu preferido, sem dúvida, é o 11º Doctor, Matt Smith.

    1. Eu também adoro o 11° Doctor

  26. como eu faço para baixar as temporadas de docto who?

    1. Repare que há uma aba “Série Atual” na parte de cima do site…lá aparecem as temporadas…Seleciona a que você quiser e na página há links pra download.

  27. Oi queria saber o link para baixar o episódio de hoje , e o episódio em que a Rose morre . Como mudou o horário por causa das eleições , fiquei meio confuso

  28. Ivan, já procurou em “Série Atual -> 2ª Temporada -> Episódio 13”. Lá na parte de cima do site.

  29. E verdade que um Time Lord só tem 13 vindas ?

    1. Isso é bastante discutível…Até certo tempo atrás, acreditava-se que sim. Esse “limite” foi comentado pela primeira vez pelo 4º Doctor…Lá pelos anos 70, agora imagina se eles pensavam que a série chegaria a ter 11 Doctors..? Alguns creem que isso não passa de um limite estabelecido pelos Time Lords, para que não se possa viver infinitamente, e já que o Doctor é o último Time Lord…Outros dizem que a habilidade de regeneração simplesmente não se manifesta mais e de fato ele morre. O Doctor ao ser perguntado sobre isso num spin-off (The Sarah Jane Adventures) comentou que ele tinha 507 vidas…Mas ele poderia estar simplesmente se livrando do encargo de responder a pergunta feita pela criança…

      1. Só para acrescentar uma informação, no livro “Doctor Who: Shada” (página 34) diz que o Professor Chronotis está em sua décima segunda e última regeneração; e por isso está aposentado, passando seus últimos anos de vida na Terra (um costume dos Time Lords). Pelo visto, a regra é real, mas nada indica ainda que o Doutor não seja uma exceção (afinal de contas, ele já é uma exceção em muitas coisas).

        Eu, pessoalmente, não me incomodaria se chegasse na 13ª encarnação e inventassem alguma história maluca para que mais regenerações acontecessem, afinal de contas, o importante mesmo é que Doctor Who continue por muitos anos mais!!!

      2. O War doctor e aquela regeneração que o Tennant teve não contam como regenerações?

        1. contam sim como regenerações ( o próprio Doutor explica no The Time of the Doctor)

  30. oooooo doctor éé iiiiincriiivell

  31. Quando vocês vão arrumar a página de vilões?

  32. eu ADOROOOOOOOOOO doctor who.

  33. Gostaria de saber se tem como assistir as temporadas anteriores ao 9º Doctor por que eu só consegui assistir a partir desta. Ficaria muito grato se puderem me ajudar.

    1. Se observar, em nosso menu há a opção “série clássica”. Estamos publicando de tempos em tempos os episódios da série original. Já temos tudo do 1º Doctor coberto. Estamos começando o projeto do 2º no momento. Temos também 1 temporada do 4º e parte de uma temporada do 5º Doctor.

  34. Muito obrigado

  35. Oi eu tô ficando louca!vc poderia me dizer por que a Donna aparece vestida de noiva na Tardis e depois a Tardis bate no Titanic e me deixou boiando, me explique por favor?!?!?? e só pra registrar esse site é o melhor! valeu.

  36. “ninalana diz: October 1st, 2012 at 4:49 pm
    Oi eu tô ficando louca!vc poderia me dizer por que a Donna aparece vestida de noiva na Tardis e depois a Tardis bate no Titanic e me deixou boiando, me explique por favor?!?!?? e só pra registrar esse site é o melhor! valeu.”

    ela aprece vestida de noiva por causa do que acontece no especial de natal da 2ª temporadae a tardis bate no titanic por causa do que acontece no especial de natal da 3ª temporada,é melhor voce assistir os episodios pois fica sem graça se contar.

  37. eu adoro doctor quando eu asisto ele como que vinhese uma adrinalina detro de mim.
    as vezes eu pesso que so ele ¨nao no modo que quero dizer que sou eleigual criança¨,quero dizer que sinto amesma adrinalina,eusou um cdf na escola

  38. Qual é o verdadeiro nome do doctor?

    1. Vc não viu o último episódio da 7 temporada de doctor who?
      A Clara fala o nome do doutor que é só doutor.
      Bem foi o que a clara disse.
      Mas pelo que eu lembro só a Donna, clara e o doutor que sabem qual o verdadeiro nome do doutor.

  39. Ainda não me apeguei ao Matt Smith, sofri muito com a despedida do Eccleston, então veio o Tennant e como uma Napalm explodiu meu coração.

    Ainda não me recuperei ainda. Mas acho que o PERSONAGEM DOUTOR está acima de tudo e todos se complementam, admiro o Matt Smith como grande ator que é e que grande Doutor ele criou, mas na minha cabeça ainda fica a despedida de Rose Tyler na Baía de Bad Wolf… É eu sou romântica.

    Pra mim 10Nant será sempre o mais completo.

  40. “doctor who” esta em minha familia a quarenta e dois anos (tempo eu sei). desde entâo ninguem retira os olhos das aventuras do nosso maluco do doctor(doutor) . amo muito isso!!!!!!!!.

  41. Seria possível publicar downloads dos doctors que não foram publicados ainda, tipo o 2º o 3º…

  42. Ah desculpa, só queria saber se existem nos arquivos, sei lah. Infelizmente não posso ajudar na tradução pq não sei traduzir msm, mas adorei seu site e, se eu arrumar alguém pra traduzir indico o site imediatamente. Vlew

  43. Soube que muitos Eps da serie clássica foram jogados fora :/ isso inclui os do 6º e do 7º ?

  44. QUAL O VERDADEIRO NOME DO DOCTOR?

  45. 2 perguntas :

    Qual era o nome da musica que a oswin estava ouvindo no “Azylum of the Daleks ” ?

    E a guerra do tempo aparece na srie clássica ?

    1. A música é da ópera “Carmen”, e chama-se “si tu m’aimes”. A guerra do tempo ocorre entre a clássica e a série atual. (após o filme de 96, ocorrendo com o 8º Doctor.)

  46. Matheus eu queria saber qual o nome da musica que toca quando David tennant vai se regenerar do The end of time, aquela musica de opera. Pf se souber me passa o nome dela, tanks!

  47. Valeu Matheus eu num sei o que faria sem este site encontro tudo aki de doctor who, claro ne o nome ja diz Universo Who.

  48. A minha opnião sobre os doutores 1° Doutor-Inteligente e sgas porem era menos engraçado e mais pensativo e tanbem “cabeça dura” e ignorante.
    2° Doutor-Era inteligente porem deixava se levar como um idiota em certo momentos “engraçado” e menos ignorante e mais legal
    3° Doutor-Era rapido em ideias mas não sabia partilhar com seus companheiros e tanbem mais romantico e menos mais ignrante e gostava de uma “ação”
    4° Doutor-Era um completo idiota e tosco, porem mais engraçado e animado da serie e marcou muita a epoca mais do que os outros 3 doutores
    5° Doutor-Não sou menina mas tenho que adimitir o cara era galã o unico porque o resto era tudo “Ttribufu” só que porem era muito “cabeça dura” mais sabia partilhar com seus companheiros e 10% menos idiota e mais pensativo e gostava de uma “boa” compania
    6º Doutor-Era muito o “manda chuva”,Sempre queria tar certo e completamente arrogante, mais virava uma bichon@ quando tava no perigo e 30% da serie as suas companias que o salvava, mais por outro lado tava certo em alguns casos
    7° Doutor-Sabia pensar e ser agil um otimo doutor e sempre tinha ideias novas, apesar da ropinha que era moda pra epoca, mais legal
    8° Doutor-Um doutor digamos certo de mais
    9° Doutor-Era super arrogante e não gostava muito da raça humana e queria sdempre ta certo, um grande Bo
    10 Doutor-Era engraçado e sabia partilhar as ideias com suas companias sobe ser um doutor excelente porem meio burro em alguns episodios.
    11° Doutor-E metido a palhaço mais legal porem os primeiros episódios ser meio diferente esse doutor e excelente mais 50% Inteligente e 50% Idiota e legal
    12°?????

  49. o que é children in need? e pq vejo em todas as temporadas de doctor who?

    1. Children In Need é como se fosse um “Criança Esperança” britânico. Só que funciona mais como o Teleton do SBT, com miniepisódios ou teasers sendo lançados para ajudar a campanha no dia do evento.

  50. E aquela história de que um Time Lord só pode se regenerar 13 vezes?

    1. Gabriela, ninguém estabeleceu que isso é algo biológico. E na verdade ele poderia regenerar 12 vezes, e ter 13 vidas…Pode ser simplesmente uma lei dos Time Lords pra evitar que se vivesse demais. Nunca se sabe.

  51. qual vai ser a data o dia e o mês que vai estrear a nova temporada doctor who aqui no brasil

  52. Eu queria saber onde posso achar a trilha sonora do doctor who não só o da abertura mais tb as musicas que toca nos episódios, grato pela sua resposta

  53. Matheu , não pude de deixar de ver o episódio que passou ontem na TV CULTURA , era uma versão em desenho do 10° Doctor e de Martha Jones , queria saber se essa versão é feita também pela BBC ? E algumas caracteristicas sobre ela , se for possivel.

    1. Ivan Luiz, procura na página da 3ª temporada, que você vai encontrar esse episódio lá, The Infinite Quest.

  54. de todos os progamas que querem a dominaçao global este foi o
    melhor .
    Ele não é um deus mas sim um senhor do tempo

  55. Oi sou um grande fã da serie, e gostaria de saber se e realmente verdade que o verdadeiro nome do doutor e “Christoreslvdespovratorcovor De Lungbarrow” li este artigo que dizia que A partir de 1991, uma série de livros começou a ser produzida baseada no programa, mas com novas histórias. No volume 60 dessa série – Lungbarrow -, lançado em 1997, é revelado que o nome do Doutor este ai em cima gostaria de saber se este e mesmo seu nome real?

    1. Brunno, este nome realmente é mostrado como sendo o nome do Doctor no livro Lungbarrow, porém, a série de TV não considera os livros como sendo parte da história oficial, com raras exceções. Por exemplo, a história do episódio “Blink” havia sido escrita anteriormente pelo Steven Moffat como sendo uma história do nono Doctor sem companion alguma, mas mais tarde ela foi transmitida como episódio com o décimo Doctor com a Martha, anulando de uma vez por todas a história original.
      Há vários casos de episódios de TV que simplesmente ignoram a história dos livros e vão de encontro direto a eles, mostrando que, na história da série de TV, aqueles contos não aconteceram. Portanto, é bem possível que este não seja o nome real do Doctor na série de TV, mas no livro Lungbarrow realmente era.

  56. Véi, muito daoraa 🙂 amoo o 10º e o 11º Doctors, eles são muito perfeitooos <3 o primeiro que eu conheci foi o 10º mesmo, mas tem um negócio engraçado, é que eu tenho a impressão de conhecer Doctor Who há muuuuito tempo, e só ouvi falar mais ou menos no fim de 2011 pro início de 2012 (poisé, esse país que não promove a cultura nerd ¬¬) e o Doutor, ele é brilhante, simplesmente brilhante. Tenho 13 anos e não tenho vergonha de olhar todos os dias pro céu de noite chamando por ele. Vai que ele vem né? Eu juro que tenho a impressão de que já conheço ele há muito tempo, não sei se já tinha ouvido falar ou não, mas me identifiquei muito com a série, parece muito familiar pra mim, nunca me foi estranho…acho que eu preciso fazer regressão, é coincidência demais. Adorei a descrição dos Doutores, eles são d+ (apesar de serem um só né kkkkk), e parabéns, adoreei <3

  57. como um amigo meu disse,whovians são mais que só fãns,são uma familia!

  58. adorei!!!!eu e meu primo somos super fã de doctor who.

  59. sou muito fã de doctor who!!!!

  60. Comecei assistindo a série pelo 9th Doctor (série atual), mas me interessei tanto que comecei a assistir a série clássica. Logo de cara me apaixonei pelo 1st e pelo 4th Doctor. São os meus favoritos. 🙂
    Fico feliz de ter achado o Universo Who que disponibiliza episódios clássicos. É muito difícil de achar eles, principalmente com legendas em português.
    Alguém saberia me dizer exatamente quantos anos o Doctor tinha na primeira série (1963)?
    Outra dúvida… Susan é uma Time Lady, certo? Então quantos anos ela tinha nessa mesma época? Os professores falam que ela tinha 15, mas acredito que ela tivesse mais que isso.
    Enfim, se alguém que entende bastante da série puder me esclarecer isso eu ficaria agradecida.
    Parabéns pelo site!

    1. Marlucci, a questão da Susan é realmente complicada. Como o conceito de Gallifrey, Time Lords, regeneração e tudo mais não existiam na época da Susan na série, há sérias dúvidas sobre ela ser uma Time Lady ou apenas um “Gallifreyana”, dela ser realmente neta do Doctor…

      É um mistério quantos anos ele tinha realmente..Mas o 2º Doctor na 5ª Temporada afirmou ter 450 anos…Então creio que algo entre 350-400 anos ao regenerar.

      1. Eu li em um lugar (não me lembro onde) de que o Doutor tinha aproximadamente 150 anos no começo da série. E quanto à Susan não ser realmente neta dele eu já tinha lido à respeito disso, mas ser Gallifreyana e ser uma Time Lady não é exatamente a mesma coisa? Qual a diferença?

        E outra perguntinha, ontem se falou demais de um especial que a BBC America passou, The Doctors Revisited com o primeiro Doutor. Vocês não sabem informar se esse especial será disponibilizado pra download ou algo do tipo? Eu queria muito ter visto. D:

        1. Todos os Time Lords são gallifreyianos, mas nem todos os gallifreyianos são Time Lords. É preciso estudar por vários anos na Academia Time Lord para se tornar um deles. Porém, a série não deixa isso muito claro, muitas vezes os termos são usados igualmente, especialmente pelo Doctor, dizendo que as pessoas se parecem com time lords (“porque nós viemos antes”) e se referindo à biologia time lord. Biologicamente, ele é gallifreyiano, time lord é mais ou menos um título que ele carrega.
          Quanto ao especial, acredito que esteja na web, mas até onde sei não há legendas em português para ele nem planos para legendá-lo infelizmente.

      2. Saquei o negócio de Time Lord/Gallifreyan. E isso confunde mesmo. Como por exemplo quando o Doutor fala que todos os Time Lords foram mortos na Guerra do Tempo… Ele não se refere à raça Gallifreyan e sim aos Time Lords… Ou ele está se referindo de fato aos Gallifreyans mas usando o termo Time Lords?
        Desculpem as perguntas, mas eu tô realmente curiosa com a série. Comecei a assistir à alguns meses e adorei ela. Então tô pesquisando, assistindo episódios antigos e me informando bastante. A série é maravilhosa!

        Valeu pelo esclarecimento!

  61. ate que encarnação do doutor ja existe? é so o decimo primeiro doutor ou existem mais?

  62. TO DE VOLTA!, Eu queria saber se alguem sabe e dizer se a tv cultura vai passar a temporada 2012 do doctor who neste ano… de 2013 ?, grato pela resposta

    1. Não tem como ter certeza, eles vão exibir assim que receberem ela dublada. Pode ser que eles recebam os episódios de 2012 dublados logo, pode ser que eles recebam só quando a segunda metade da sétima temporada for dublada, para entregar a temporada completa, é impossível ter certeza.

  63. qual foi o doctor que mais apareceu tanto na classica quanto na atual e o/a companheiro/a? vlw!

    1. Em relação à quantidade de episódios/temporadas, foi o quarto Doctor, do Tom Baker. Em relação à quantidade de histórias (considerando cada arco da série clássica como uma história única), foi o décimo, interpretado pelo David Tennant.

      Quanto aos companions, provavelmente foi a Sarah Jane Smith, companion do terceiro e quarto Doctors durante vários arcos, além de aparecer em The Five Doctors e vários episódios com o décimo Doctor. Isso sem contar o spin-off The Sarah Jane Adventures (se levarmos ele em conta, então com certeza ela é a companion que mais apareceu).

      1. mesmo o comentário sendo de fevereiro, eu estava vendo essas contas na Wikipedia em inglês, e contando os arcos e episódios duplos como uma história, Tom Baker teve 41 histórias (172 episódios) , o Tennant fez 36 histórias(48 episódio) e o Matt até a finale da 7ª Temporada fez 36 histórias(42 episódios) já que não teve episódios duplos na 7ª temporada, então se for contar os próximos dois episódios, ficaria 4th com 41, o 11th com 38 e o 10th com 37.

  64. eu gostaria de saber uma coisa: O Doutor fala em um episódio, acho q o penultimo da terceira temporada que Galifrey foi tomada pelas chamas, isso significa que ele ainda existe, só que deserto??
    Quando vai lançar o novo filme do Doctor Who?
    E você não acha que nesse ano, como a série completa 50 anos eles deveriam fazer um especial na Guerra do Tempo?
    E como o Mestre sobreviveu depois de ter caido naquele Olho da Harmonia no filme de 1996?

    1. Opa, vamos lá, uma pergunta de cada vez, hehe

      1) Sobre Gallifrey: não sabemos, mas da forma que ele dá a entender, parece que o planeta foi desintegrado. É possível, porém, que esteja apenas um deserto, mas mesmo assim é provável que ele não visitará o planeta (sentimento de culpa e tudo mais).

      2) Novo filme: o “novo filme” a que você se refere é o especial de 50 anos? Provavelmente será em novembro, no aniversário da série. Se você se refere a outro filme, aquele que há rumores há anos, por enquanto são apenas rumores.

      3) Guerra do Tempo no especial: pessoalmente, eu não gostaria, prefiro deixar um evento tão grandioso nas nossas imaginações, pois é muito provável que uma história sobre isto não chegaria às expectativas de muitos, mas essa é só uma opinião pessoal minha

      4) Ao que tudo indica, ele não sobreviveu, os Time Lords, de alguma forma, o ressuscitaram para ajudá-los na Guerra do Tempo – onde ele se provou bastante assustado e, basicamente, um medroso, fugindo assim que viu o que estava acontecendo. Mas é possível, também, que aquilo apenas o fez parar em Gallifrey, pois aquele olho é uma manifestação e uma ligação com o Olho da Harmonia original em Gallifrey – a fonte de poder das TARDIS antes da Guerra do Tempo.

      1. Não to querendo dizer q vc está errado, mais sobre o Mestre, deu pelo o entender q ele não morreu mais sim sobreviveu e muito ferido se regenerou, até onde deu pra mim entender, assistir o filme de 1996 do 8º doutor Paul Mcgann e ele deixou muitas “brechas” d q o mestre ou master, sobreviveu, posso está errado, claro. Me descupe se se ofendeu com a minha opnião não é a minha intenção. Tah show o site. 🙂

  65. alguem pode me dizer quando doctor who vai voutar a passar na tv cutura?

    1. Não temos nenhuma informação sobre quando Doctor Who volta na TV Cultura, mas eles estão apresentando The Sarah Jane Adventures.

    1. Provavelmente porque muitos episódios foram perdidos e estão disponíveis apenas como reconstruções (o que muita gente não gostaria de assistir), além da série ser antiga a ponto de não atrair muita gente, nem mesmo todos os fãs da série moderna.

  66. Amo esse site. Quase todos os dias passo aqui pra dar uma checada em novos arcos. Queria dar uma sugestão ao Matheus:
    achei na wikipedia inglesa um tal de The Stranger, na verdade um spin-off feito em 1991.
    Também achei outros spin-offs chamados The Airzone Solution (1993), PROBE (1994) e K9 and Company (1981)
    Se vocês disponibilizassem, ficaria grata, afinal, os personagens do Colin Baker e da Nicola Bryant são perfeitos.
    Abraços, Laura

      1. E os dois filmes com Peter Cushing, também execrados como não-canônicos? 🙂

  67. Não colocaram a Martha Jones no 10° Doctor =(

  68. vcs tão de parabéns pelo site viu,muito bom!

  69. Eu entendi qual é a jogada da Tv cultura, como eles começaram a reprisar Doctor who pelo 9º Doctor, eles previram q não ia dá mta audiencia então pegaram e colocaram aparti da 1h da manhã, pois quando chegar na parte do m. smith q é a 6ª e 7ª temporada como vai dar mais audiencia e vai ser praticamente nas férias de final de ano q todos estão em casa ou não eles colocarem no horário nobre tarde, ou noite… Eu acho q é assim, só foi um ideia maluca q eu tive e deu vontade de escrever rsrsrs, AMO MTO ESSE SITE.

      1. Não, muito pelo contrário eu amei, pois estudo a noite. 🙂 e é uma boa hora pois todos ou a maioria estão em casa e fazendo nada… Eu só mencionei uma estratégia de Marketing da Tv cultura, foi mal ae 🙂

  70. Sobre as regenerações.
    Notaram uma coisa interessante, ao longo das 10 regenerações?
    Sutil trama subliminar. Talvez óbvia, para mais veteranos como aficcionados de DW, mas a cada regeneração, o personagem fica com aspecto mais jovem. Ou seja, um retrocesso no envelhecimento físico, permitindo uma saída para quando esgotarem as 13 vidas. E, de quebra, com a demonstrada possibilidade de transferência de energia de regeneração, vistas com os 9º, 10º e 11º para acompanhantes ou até “esposa” (RS=MP), de repente este TL pode ser transferido para novo corpo e dar reboot nas 13.

    1. Não…Eles não rejuvenescem gradativamente. O 3º aparenta claramente ser mais velho que o 2º, o 6º e o 7º que o 5º…

      1. É verdade, tem razão, fura a minha teoria. Talvez o dano antes de regenerar é que influencie no grau de regeneração, quanto mais danificado antes, mais velho na nova versão.

      2. De acordo. Acho que não me fiz entender bem, Matheus. Não penso que seja um processo gradativo. O que me pareceu foi um loop de causa x efeito pela própria existência, ação e reação. A energia dele é que define a maturação. Como bom nerd, ou na terminologia de minha época, CDF, tendo a raciocinar dentro da lógica do contexto do universo da própria ficção em si. Como existe uma associação de pré-consciente raciocínio, a lógica no caso se fundamentaria pela ciência e pelo comercial. Cientificamente, uma maior maturação de uma entidade, no caso um capacitor de energia que é o próprio Doctor em si, em ressonância tanto ondulatória como particular com a TARDIS, a qual se liga pelo seu núcleo de essência espaço-temporal, o desgaste maior ou menor do nível de consumo seria um determinante desta própria regeneração em si. Se o Doctor exauriu a sua energia mais velho fisicamente, pode haver, se não consumiu da TARDIS, um resultado menos jovem. Por outro lado, se ele perdeu muita energia mas a TARDIS não, ele pode retornar recarregado, regenerando mais jovem. Como Asimov disse em sua doutrina, a boa scifi é a que faz ficção sobre o aceitável, não sobre o absurdo. Ou seja, fazer fantasia sobre a ciência real, aceitável esta ficção como uma extrapolação do já comprovado cientificamente. Se formos pegar mais pesado no tema, teremos o estudo concordante até com outras ficções científicas, com o mesmo princípio de matéria-energia em seres inteligentes, exemplo típico disso, em outras ficções, os organianos (TOS, ST). A única forma de matar de vez um galifriano então seria matar a TARDIS em si. São simbiontes desde que um galifriano estabelece seu elo com uma. Sem a TARDIS, não haveria regeneração. Em todas as regenerações ou o galifriano estava em link com a TARDIS, dentro ou próximo dela, ou, no caso excepcional do segundo, diretamente em contato com o núcleo de continuum de Gallifrey.

    2. Os doctors estão cada vez mais jovens e digamos ”bonitos”, acho que estão querendo agradar o público feminino. Queria um doctor mais velho nessa versão de 2005, seria massa.

  71. Time lords podem envelhecer? sempre fiquei confuso quanto a isso. No final da 3ª temporada o Mestre envelhece o Doctor 100 anos. Mas no primeiro episódio da 6ª temporada o Doctor volta com +/- 100 anos a mais do que ele tava na 5ª. E Continuou o mesmo… Alguém me explica essa confisão?

  72. que estranho o primeiro doctor parecre com uns 90 anos ja o ultimo parece com 32 anos

  73. será q o doutor vai se regenerar esse ano?

  74. doctor-who e a melhor serie do mundo eu tenho 12 anos e assisto doctor who desde 2010 eu tenho vários amigos que assistem também na verdade sem querer mi gabar eu sei do doctor who muito mais do que eles e também eu que convenci todo mundo a assistir mais voltando ao doctor who essa serie e incrível eu já assisti as series clássicas um bilhão de vezes mas eu quero pedir uma coisa para a BBC que coloque o doctor who para as 20h00 da noite por que minha mãe fica uma fera quando eu fico ate as 1h00 da madrugada por que eu estudo de tarde então de manha não da e de madrugada também não então só essa hora ne.

  75. a cultura deveria reprisar a quinta temporada as 20 horas pq 1 hr eh muito tarde

  76. Matt Smith ta saindo :'(

  77. eu queria saber o nome verdadeiro do doutor voce sabe?

    1. O nome do Doctor nunca foi revelado aos fãs. Na série, somente River Song sabe.

  78. o nome do doutor sera revelado daqui 10 domingos na 7 temporada.a e pra lenbrar essa jeane e minha amiga e eu que convensi ela a asistir.

  79. e na verdadeeu ja fis de tudo para não perder nenhum episodio e a unica ves que perdi foi porque tive que ir no intero de um parente

  80. e fantastico como doctor who consiguio tantos fans dessa forma.eu comessei a assistir e consegui fasser 6 amigos e 2 professores a assistir doctor who.

  81. doctor who eu não tenho nem palavras para espresar como eu gosto desse serie a eu tenho fantastico e a palavra que o doutor mais ussa

  82. EU ASSISTI EM AS AVENTURAS DE SARA JANE QUE EM UM EPISODEO QUE APARECE O 11′ DOCTOR E O KLAIDE PERGUNTA QUANTAS VESES ELE PODE SE REGENERAR E ELE RESPONDE QUE SAO, PELO QUE EU ME LEMBRO 472 ISSO E VERDADE OU VERDADE E QUE ELE SO SE REGENERA 13 VESES

  83. Não importa quem é o Doctor agora. O meu favorito sempre vai ser o David Tennant, décimo doutor. Chorei muito quando ele se regenerou para a quinta temporada :'(

    1. É tudo culpa do “maldito” Murray Gold e suas “malditas” músicas arrancadoras de fluidos oculares, cujas frequências sônicas pressionam a caixa torácica.

      1. Mas,ele não poderia ficar intacto pra sempre né gente?

  84. eae blz?
    eu estou acompanhando doctor who pelo netflix (estou no meio da 6 temp) e pelos ep que assisti o décimo doutor n se regenerou o ultimo ep que vi ele lutou contra um “cyber-king” e derrotou logo depois começa a 5 e ja é outro, eu pulei algum ep ou algo assim? gostaria de saber porque isso e o fato de ainda n ter falado nada sobre a filha dele e ele n ter chamado o captan jack na 6 pra ajudar fazem parecer que so cortaram ele da serie.
    desde ja agradeço
    abraço!

    1. Vamos fazer como o Jack o Estripador aqui e vamos por partes:

      1) Quanto ao décimo primeiro Doctor: você, pelo visto, terminou de assistir a quarta temporada no especial de natal e foi direto para a quinta, acontece que, entre as duas temporadas, há os especiais de 2009, quando não houve uma temporada completa de Doctor Who, apenas alguns especiais durante o ano, porque o David Tennant não pôde gravar uma série inteira. Se estes episódios existem no Netflix ou não, eu não saberia te informar.

      2) Quanto à filha do Doctor, não falaram mais nela simplesmente porque não quiseram ou não acharam espaço para colocá-la na série. O Doctor não foi atrás dela porque ele realmente acredita que ela morreu e provavelmente não falou mais dela porque a morte dela o chocou demais.

      3) No plano original da sexta temporada, Jack harkness iria aparecer no finale, sim. Ele só não apareceu porque John Barrowman, o ator que o interpreta, não pôde filmar, estava muito ocupado na época e fora do Reino Unido.

      Espero ter tirado todas as dúvidas

      1. Eddy muito obrigado msm, esclareceu sim, onde posso baixar esses especiais de 2009?(foi exatamente isso q aconteceu)
        Ps.:Acabei de ver o ultimo ep da 6 e so tenho uma coisa a dizer … Doctor Who?

      2. vlw acabei de ver… nossa tem inclusive dos primeiros????
        vou começar a ver agora 😉 desde o 1 ep de todos… todos os lnks tao funcionando?

  85. Conheci o site há poucos meses, e adoro ficar sapeando nele. Entro toda semana, as vezes a semana toda para saber as novidades. Conheci a série em maio de 2012, e já me considero uma Whovian de carteirinha, e ainda consegui convencer meus irmãos que essa é uma ótima série. Se for para falar de Doctor, meu preferido é o Tenth, mas tenho um negócio com o Eleven que não sei… Gosto mito. O site é MARA, parabéns pela equipe e obrigada por tornar o nosso universo o mais Who possível!
    Abraçãooo

  86. Doctor who a como eu amo essa serie, e quem sera o proximo doutor?

  87. O Décimo Doutor foi quem me fez gostar de toda a franquia para começo de conversa. A série é ótima em toda sua extensão.
    P.S.: Ainda me caso com uma Rose Tyler da vida!

  88. Matheus, o q aconteceu com o “olho da harmonia” da TARDIS?

    E em um ep que o Doutor vira um enquilino de uma casa e a Amy fica presa na TARDIS por causa de loop temporal, tavam querendo construir uma TARDIS em cima da casa e que na verdade o segundo andar era um especie de sistema camaleão, no final quando Doutor termina de salvar todo mundo a misteriosa TARDIS começa a querer explodir a tal TARDIS começa a descamuflar e aparece uma especie de nave com umas base em cima da casa e depois some, Eu queria saber, se aquilo pode ser como a TARDIS é sem ser no sistema camaleão, assim se o Moffat tivesse colocado uma subliminar no episódio, na sua opnião, aquilo e a TARDIS sem ser no sistema camaleão?

    1. Não sou o Matheus, mas eu respondo hehe

      Quanto ao olho da harmonia: o que existia na TARDIS não era o olho real, este ficava em Gallifrey, ele era mais ou menos uma conexão com o original, uma representação menor ligada diretamente ao real. Com a destruição de Gallifrey, essa conexão some.

      Já a máquina do episódio The Lodger, o Doctor comenta que ela é uma tentativa muito primitiva de criar algo semelhante a uma TARDIS, então não é a forma real. Sabe aqueles pilares em The Name of the Doctor, na cena do primeiro Doctor roubando a TARDIS? Aqueles pilares são a forma real das ‘TARDISes’ sem o circuito camaleão. Ela ainda é maior por dentro e menor por fora porque o seu tamanho é virtualmente infinito, então é impossível sua forma externa ser uma representação fiel do tamanho da área interior.

  89. Serão upadas as temporadas do 9º e 10º Doctor?

    1. 10???Como assim 10??

  90. quem é fã de doctor who é o que ?

      1. Quem nasce em Gallfrey, poderia, em português, ser dito ser “galifriano” ? 😀
        Parece-me ser o adjetivo pátrio mais adequado, em termos onomásticos, não? 🙂

        1. Aqui a gente usa Gallifreyano ^^

  91. Que venha o 12º!

  92. tenho 12 anos e sou um whovian desde 2009 e nunca mais parei de assistir doctor who

    1. Matheus Sobral, orgulhe-se de ser um whovian!
      Sou um e mais, scifier sem vergonha de ser. E desde 1968.
      Tenho 54 anos e a primeira vez que vi, com meu pai, foi neste ano citado. Infelizmente, porém, eu soube de DW inicialmente pelos dois não-canônicos filmes com o Peter Cushing. Mas isso foi “corrigido” depois. 🙂

      É a scifi inglesa de maior conteúdo erudito que existe, a mais bem elaborada, apesar de muitos não perceberem além do corre-corre diário do Doctor. É muito mais do que ação, às vezes mal interpretada como infantil ou até de ação pura e simples. Só a moral do Doctor daria um pesado estudo filosófico, bem nerd. 🙂 Nem ouso entrar agora no mérito da questão, para não assustar. 😀

      E, se comparar com outra scifi inglesa, The Tomorrow People, verá que tem esta elementos algo aproveitados de DW, como a energia dos seres humanos superdotados estabelecerem link de potencialização depentente da base de energia, como acontece na ligação DW-TARDIS. 🙂

      Aliás, seria um cross-over fantástico, DW com TTP…! 😀

  93. eu pensava que só eu que era fã do doctor who mas agora vejo quanta gente assiste e é fã dele tambem 🙂

    1. Matheus,eu também achava isso,mas vi que só na minha cidade tem um monte de gente

      1. De fato. Confirmo isso. Afinal, sou whovian e tenho 54 anos. E daí? Tem muita gente da minha faixa de idade e, mais ainda, do meu meio profissional, que até tem vergonha de confessar gostar disso. Coisa que ao meu ver não tem nada a ver. Da mesma forma que muitos gostam de football, muitos outros preferem scifi de qualidade! 🙂

  94. olá eu gostaria de saber o q significa wibbly-wobbly-timey-wimey
    pq a traduçao na cultura da 3 temporade no ep blink o doctor disse barato doido de espaço tempo o na 5 temporada a frase não foi traduzida!

    1. Não existe tradução correta. Era, basicamente, o Doctor tentando explicar como o tempo funciona sem saber como falar isso, resultando em várias palavras que não possuem sentido algum.

  95. quantos episodios e temporadas tem doctor who??

    1. A BBC nunca divulgou números oficiais, mas, segundo dados da Wikipédia, a série teve 26 temporadas na série clássica mais o filme de 96 e (até agora) 7 temporadas na série moderna, com um total de 798 episódios até agora.

  96. Cara, este site é sensacional! Parabéns!!!!

  97. APÓS ANÁLISAR HISTÓRIAS CONCRETAS PARA THE DAY OF THE DOCTOR, SURGE-ME UMA PERGUNTA E EU QUERIA SABER SE É POSSÍVEL, JOHN HURT PODERÁ SER UMA REGENERAÇÃO DE RIVER SONG, EU SEI QUE ELA DEU TODAS SUAS REGENRAÇÕES PRA SALVARO DOUTOR, MAIS SERÁ QUE ELA GUARDOU UMA E NÃO QUIS REVELÁ, PORQUE ASSIM COMO O DOUTOR ELA PODE MENTIR, E ALGUMAS VEZES ELA DIZ QUE COMETEU O PIOR ERRO DA VIDA DELA “DEPOIS DELA AMTAR O DOUTOR” EM ALGUNS EP, SERÁ QUE ELA SE REGENEROU OS DALEKS O CAPTUROU E ELA(E) JOHN TEVE QUE SACRIFICAR O NOME DO DOUTOR PARA SALVAR O TEMPO, PORQUE PELO OQUE MEU DEU A ENTENDER O TEMPO TÁ ERRADO, ALGO ACONTECEU PRO TEMPO FICAR MALUCO, SERÁ POSSÍVEL SER RIVER COM SUA REGENERAÇÃO?, OBRIGADO PELA RESPOSTA GRATO DESDE JÁ :D.

  98. eu adoro o 10° doutor mesmo que ele seja um pouco convencido kkkkkkkkkk e tbm gosto do 11°ele é um fofo

  99. adorei isso,parabéns pelo(a)criador(a)deste maravilhoso local da internet!amo doctor who!!!

  100. Adoro a série “Doctor Who” por ter ficção, ciência, história, aventura de uma maneira clara e objetiva!
    Parabéns Matheus Carvalho e colaboradores!!!
    Um grande abraço!

  101. Gostaria de saber se existe algum arco da série clássica que mostra como o doutor interfere no tempo-espaço e é condenado, tendo, assim, que roubar a Tardis e fugir. Ir a esses primórdios seria Fantastic… alonsy companheiros… Gerônimoooooo!!!!!!

    1. The War Games, arco que encerra a era do 2º Doctor e a 23ª temporada/arco The Trial of a Time Lord, com o 6º Doctor.

  102. Pra mim que peter capaldi(o 12 doctor)apareceu em um episodio quando o doctor ainda viajava com a Donna o episodio de pompeia

    1. O Peter Capaldi fazia um personagem [q eu não sei escrever o nome] nesse episódio, ainda com o 10th, mas o Moffat disse que vai ter uma “explicação” para isso. Eu to é querendo saber se vai ter alguma “explicação” para a Clara morar no mesmo prédio que a Rose morava e o fato do Doctor ter mandando ela para casa assim como fez com a Rose no fim da primeira temporada, ainda com o 9th

      1. Eu não percebi mas deve ter alguma explicação para isso.

      2. Não tem que necessariamente fazer sentido. Eles só contrataram um ator pra fazer e esse cara e por acaso, o mesmo ator que viria a ser o 12º Doctor

  103. Então tecnicamente , Capaldi seria o 13° Doctor ? Não entendi muito bem a explicação no “The time of the Doctor ” . Vi agora o “Night of the Doctor ” e entendi o John Hurt . Mas no especial de natal ele fala que uma das encarnações dele se regenerou mas não mudou por questões de vaidade . Alguém pode me explicar?

    1. Ivan, para facilitar (?) o entendimento da série, vamos considerar só os Doutores que “não renegaram o nome”, OK? McGann é o 8º, Eccleston é o 9º, Tennant é o 10º e Matt Smith é o 11º. Capaldi portanto seria o 12º.
      Para explicar as regenerações, a história é outra: 11 Doutores só teriam passado por 10 regenerações e Time of the Doctor não faria sentido. Mas, somando as regenações do War Doctor e do Metacrise (a energia da regeneração foi toda gasta, primeiro para curar o 10º, depois para criar o Doctor-Donna) temos 12. Ou seja, era para o 11º não ter mais regenerações, segundo as regras. Mas como ele mesmo disse: “nunca me digam as regras!”

      1. Mas isso mesmo não foi reconsiderado quando o Doctor mergulhou no próprio fluxo de tempo além da Clara? Pelo que entendi, a confusão que criou no continuum fez com que rebobinasse sua capacidade regenerativa. Teria havido uma retroalimentação pelo Olho, na TARDIS.

  104. Porque em the sarah jane adventures o doctor disse que podia mudar 507 vezes?não eram 12?

  105. O que há sobre O war doctor? filme, aparição na serie?

    1. Há somente o especial de 50 anos e o The Night of the Doctor que mostra a regeneração do 8th para ele.

  106. Decimo ou Decimo primeiro eis a questão!!!

  107. Onde posso achar episodio do “War Doctor”??

    1. Não há episódios que ele apareça,somente The Day of the Doctor.
      Mas,está para lançar um livro com ele como protagonista.

  108. cara veis do primeiro episodio que eu assisti eu adorei amei de fundo do coraçao sL E UMA COISA eu amo amo amo dr who os outros nao se inporta muito mais os verdadeiros universo who o dr who ira ikar pra sempre no s2<< nao tenho palavras nao tenho jesto nao tenho nada a dizer" so quero dizer << DOCTOR WHO" "LORD TIME" ESSAS SAO AS MINHAS PALAVRAS DE UM FAM NM 1

  109. Olá comecei a pouco tempo a ver Doctor Who mas, eu tenho uma pergunta qual a diferença entre a serie classica e a atual onde vi estavaa serie classica se chamavam temporadas e a atual serie poderiam me ajudar?

    1. a clássica vai de 1963 a 1989 e o filme de 96.
      A diferença está na estrutura da temporada (por isso tem as diferenças de serial,season e series)
      Serial é o arco de histórias (por exemplo o arco Inferno tem 7 episódios)
      Season é a temporada da clássica (uma temporada da clássica pode ter em média de 4 a 6 serials por ano,26 episódios por ano)
      e Series é como chamam as temporadas modernas (cujo número de episódio são 13)

  110. Primeiramente, mais uma vez elogio o árduo trabalho magnífico do staff de Universo Who.
    Obrigado, sem vocês jamais poderia acompanhar a série.

    Quanto ao Doctor.
    A nova versão, 12° ou 13ª, se considerarmos dupla a do 8°, mais uma vez nos dá um perfil confirmado, onde dentro do próprio contexto se questiona o bem x mal, se ele é ou não bom. E os próprios autores souberam muito bem também fazer a catarse da natural resistência, ainda que leve, a cada início das aventuras de cada regeneração. Em geral existe sim uma certa resistência, não por todos, mas por alguns, pelo inexorável apego que vai-se desenvolvendo pela anterior, quanto mais a ela se acostuma e a empatia cresce. Aqui em casa, onde somos dois a assistir, até que não noto bem isso em mim, mas Flavia, minha mulher, invariavelmente apresenta aquela coisa tipo “eu gostava mais do…”. 😀
    Teve isso com a passagem do Eccleston para o Tennant, do Tennant para o Smitt e, agora, claro, com o Capaldi… 😀
    Grande sacada a se reconhecer for depois de 3 mais jovens, aliás, cada vez mais jovens, por um mais maduro, resgatando os conceitos vistos com os mais maduros. Ele mesmo, o personagem, questionou por que e como tais escolhas, não necessariamente aleatórias, elas se fariam.
    Vemos agora um Doctor inteligente, perspicaz, mas não muito fechado e nem antipático, no entanto ácido e até altamente cartesiano, quase vulcano, por vezes, como no momento em que no episódio Dentro do Dalek ele, vendo que o soldado já estava mesmo sem opção, iria morrer pelos cyberanticorpos, fez o mais lógico, já que não o poderia salvar: deu-lhe a engolir algo que permitisse uma vez absorvido por desintegração, ser rastreado. Em um universo trekker, um vulcano faria o mesmo, o mais lógico. Mas uma lógica amoral, sem a favor e nem contra a moral, apenas o que é e ele sempre foi: pragmárico. O que significa dizer: prático, lógico, sem permitir suas emoções atrapalharem as ações. O Doctor faz o que tem que ser feito, por mais que doa nas pessoas e até nele mesmo. Vide o que fez com Gallifrey na Guerra dos Daleks.
    Nesta nova versão, menos brincalhão, mais professoral. Agora, temos um Doctor que nos lembra um professor universitário em trabalho de campo. E Capaldi transmite isso muito bem!

  111. Pessoal alguem sabe algum canal da sky que passé doctor who?

  112. Cara,Não sei nem o que pensar!!!Não acesso mais seu site. Tô te perguntando mil vezes, Por que vcs excluíram a Martha Jones da parte principal do página, não tem uma fotinho dela!!!!!!! Poxa, eu comecei a gostar de Doctor Who a partir da 3º temporada. POr favor, alguém me responda pelo menos por respeito a alguém que visita seu site!!

    1. Muita gente da nossa equipe adora a Martha… e tem muita companion que queriamos colocar na home,mas colocamos as mais populares…
      Eu mesma ADORO a Charley (companion dos audios do 8th) e pouquíssima gente conhece ela…

  113. Muito legal o texto. Melhor resumo das vidas dele que eu já vi, mas queria saber quando vocês irão colocar o texto falando sobre nosso querido Peter Capaldi??

  114. Quando vao colocar o 12 doctor?

  115. vcs tem que escrever agora sobre o 12 doctor,o doctor da 8 temporada

  116. Hoje vim aqui no site pra rever minhas perguntas, e vi que perguntei muita asneira e comentei também, acho que tava num período “fan crazy”, sou um whovian desde 2007 por aí…
    Só passei pra agradecer a todos os ADMS do site por terem aguentado-me e respondido algumas perguntas idiotas que fiz. Ótimo site parabéns a todos os responsáveis. 🙂
    Ah”, curtam Universo Who e Geração Doctor Who no Facebook.

  117. Olá! Estou escrevendo um artigo sobre Doctor Who, e tenho uma dúvida: Posso dizer que a cada regeneração que o Doutor sofre, ele se torna cada vez mais humanizado?
    Obrigada!

    1. A questão da humanidade se torna relativo, já que a personalidade dele muda bastante, e cada ator também ajudar a moldar a persona dele…

      1. Bom, a questão que os Doctors antigos não se mostram humanos, ele se torna mais “humanizado” aparti do 8th doctor para cá. Então não é relativo dizer que todos eles tornam-se mais “humanizados” a cada regeneração.

        1. a partir do 5th doctor vc percebe melhor a questão da humanização,mas isso fica a critério de cada ator e de como cada versão do Doctor é construída…

  118. Olá! Eu gostaria de saber mais sobre a Guerra do Tempo. Até agora, só assisti até a sexta temporada (da série atual), e a destruição de Gallifrey e extinção dos Time Lords sempre é citada como algo muito antigo. Eu só não entendo se isso faz parte do passado do Doctor desde a série clássica ou se em algum momento os episódios se passaram antes ou durante essa Guerra. Vocês poderiam tirar essa dúvida? Obrigada! 😀

  119. Então, o Capaldi é o ultimo doutor? Última regeneração? Terminei a season 4 agora, e tá difícil assistir sem o Tennant mas o pior é saber que o doutor será esse velho que aparece no episódio Pompeia,eu não entendia nada o que ele falava. To pensando seriamente em abandonar por causa do Capaldi.

    1. o Capaldi é já o segundo ciclo de regenerações! Não abandone não, o triunfo de Doctor Who é a mudança,a transformação de seu protagonista,se apegar a um certo Doctor é normal,mas não deixemos isso nos impedir de desfrutar a série!

      1. ‘O segundo ciclo de regenerações’ seria a teoria de que, depois que River Song/Melody Pond salvou o Doctor ela passou suas regenerações para ele?

        1. Nope
          O segundo ciclo é dado ao 11th no The Time of the Doctor.

    2. O Doctor pode não parecer ser um velho, mas isso é só a aparência do lado de fora. Desde os primeiros ele era um senhor, mas com um interior jovem.
      Ver o Tennant como o Doctor não te impediu em nenhum momento, mesmo ele sendo velho por dentro. Não é o mestre Capaldi que vai te fazer parar de assistir né?
      Uma coisa Doctor Who não é: Uma série Teen. DW não precisa de atores jovens e bonitos para ser uma boa série.
      Espero que continue assistindo 🙂

  120. Em qual episódio aparece o War Doctor?

    1. em The Name, The Night e The Day of the Doctor somente.
      Em livros ele aparece em Engines of War.

  121. Alguem sabe onde achar a primeira temporada de 1963 dublado torrent?

  122. Adoro ficção cientifica e é claro eu adoro o Doctor kkkk uns dos melhores filme que já assistir,mais é uma pena que ele nao casa ,bem eu ainda nao vi,nao assistir todas as temporadas,mais seris legal ver ele se casar com alquem pra ter sempre uma companheira.

  123. gostei deste site mesmo eu que sou muito fan de doctor who assisto a todos os episodios. o melhor doctor para mim foi o 10 doctor

  124. Eu acho que o doutor com o david tennant e o mais bom
    Ele e o mais lindo da i que pena que agora ele ta diferente
    Eu acho uma sancanagen ele ser trocado

    1. Meio bobo da sua parte, não acha?
      Se não existisse a regeneração e a troca de atores você nunca teria visto o Tennant como Doctor. Cada Doutor é incrível a sua maneira, personalidades únicas, cada um é diferente o que traz novidades a série. Então não é “uma sacanagem ele ser trocado” e sim o que tem de acontecer para série seguir em frente. E eu amo Doctor Who por isso.

      1. Que tolice a de vcs todos naum importa a personalidade ou o corpo
        ele sempre sera o doutor la dentro… por mais que troque de corpo sempre tera a mesma alma de senhor do tempo !!! sempre sera ele…

  125. Nossa é a primeira vez que visito o site e gostei! Agora estou assistindo os episódios do 11º Doctor, que está com a TARDIS mais bonita sendo um biblioteca!!!

  126. Nomes, quero nomes. Alguém sabe, pelo amor de Einstein, o nome do Doutor?!

    1. Nomes? William Hartnell, Patrick Troughton, John Pertwee, Tom Baker, Peter Davison, Collin Baker, Sylvester McCoy, Paul McGann, John Hurt, Christopher Eccleston, David Tennant, Matt Smith e Peter Capaldi.

  127. Não é questão de quando Peter Capaldi deve deixar o Doctor Who, mas sim que ele NUNCA deveria ter entrado na série.. o pior Doutor de todos os tempos! Que grande M que ele é… chato, não parece o Doutor, parece que não entrou no papel ainda… suma!!!

  128. olá meu nome é milena e tenho 12 anos, acompanho a serie doctor dede a sua 9º regeneração, eu adoro essa série e por gostar tanto encontrei esse site e adorei e acalmou minha curiosidade sobre esta série , eu achei a ultima regeneração dele, que ele ficou feio e cheguei a me assustar um pouco no inicio , das companhias que ele já teve a mais legal foi Amélia Pont 🙂

  129. eu não tive a oportunidade de assistir a série clássica ainda, mas gosto de todos os doutores,cada um tem algo especial, que deve ser valorizado, assim como suas companions, cada uma tem uma relação especial com o doutor e a série.
    Tenho minhas preferencias, claro, mas são por uma questão de gosto pessoal. (David Tennant como doutor e Amy e Rory como companions),e sempre amarei o capitão Jack <3, sempre sera o melhor!!

  130. ammmeeii o site de voces asisto a serie des dos 10 anos de idade e sou simplismente apaixonada pelo doutor por tuddooo da serie.

  131. Você poderia colocar os atores que interpretaram cada doutor?

  132. Cara Doctor Who e demais a melhor série de todos os tempos

  133. acabei de assistir o es especial de 50 anos ele é muito legal

  134. eu amo Doctor Who.
    pra vcs QL é o melhor Doctor ?
    Minha resposta : O decimo primeiro doctor

    1. O decimo, nenhum outro o supera para mim.

  135. Site muito bom! Só uma correção para tornar o site ainda mais fiel:
    Na verdade são 12 encarnações (Contando com o War Doctor) e 13 Regenerações (Já que o 10º Doctor se regenerou 2 vezes, porém na primeira ele não mudou pois concentrou a energia em uma mão reserva que possuia na TARDIS).

  136. Olá! Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem o Universo Who, o qual eu já li e reli muitas vezes e me ajuda a compreender muitas coisas desse universo tao complexo.
    Eu conheci Doctor com Matt Smith e me apaixonei pela serie. Acompanhei freneticamente até sua regeneração, e tive que parar por um tempo pela minha vida ‘real’ kkk.
    Voltei a ver a serie, agora com Peter Capaldi, e varias coisas deixaram de fazer sentido pra mim:

    -Não consegui identificar a frase de efeito da vez.
    -Como assim agora ele usa óculos escuros em vez da chave sônica? mudaram 50 anos de tradição sem mais nem menos?
    -Agora ele toca guitarra? Tem um motivo pra isso?
    -E quando foi que ele virou presidente do mundo? Achei apelativo o termo… ele era meu herói, salvador da terra… mas antes parecia ser mais humilde (sei que aparentemente ele não gosta desse titulo, mas a serie em si parece ter exagerado)

    Queria saber se essas mudanças tao grandes serão a construção de uma nova era de doctor.. e temo que ela venha me decepcionando 🙁

    Queria compreender esses fatos melhor….

    Obrigada!

  137. Eu conheci doctor who em 2012. A princípio amei muito a série, porém logo descobri que tinham 8 doutores antes daquele que assistia. fiquei intrigado e logo busquei ver os outros episódios. Descobri esse MARAVILHOSO site. Amei tudo a respeito, exceto uma coisa……eu não consegui ficar tão atraído assim ao primeiro doutor, pelo menos até o arco dos maias. Fica melhor depois? Eu gostei bastante de muitos momentos e de como a trama avança, mas a atuação de certos personagens(como a atriz da susan) me deixa rir sem parar, me impedindo de prestar atenção. PS:Gostei muito do arco dos daleks e da possível destruição da TARDIS.

  138. olá, um beijo, parabéns pelo site, é incrível, eu sempre estou muito bem informada com ele, fizeram um ótimo trabalho!!

  139. ser o ator que interpreta o doutor é uma honra por da vida o personagem pena que eu nasci quando era o feito o episodio em que o doutor estava em são Francisco, mas mesmo assim ser o doutor é uma honra tremenda.

  140. Isso significa que vai ter uma nova linhagem com mais 11 doctors ?

  141. Bem que o MATT SMITH podia ficar ate a 9ª temporada, ele era tão legal… minha prima ama DOCTOR WHO e eu tbm. A AMY POND podia ficar ajudando o DOUTOR… A mais estranha é a CLARA…

  142. cara esse filme e o maior loco

  143. Doctor Who nao tera mais nenhuma temporda? O especial de Natal onde ele termina com River Song nas torres cantantes é o ultimo episodio de toda a serie?

    1. Não diga isso nem brincando! Hahaha! Fique tranquilo, Edu. Já saiu mais um episódio especial de Natal depois desse, e vamos ter a 10ª temporada em 2017 com trailer disponível, e a 11ª temporada em 2018 já foi confirmada. 🙂

  144. Tenho uma dúvida, como que o 11 conseguiu se regenerar para o 12? eu sei que os time lords lhe ajudaram, mas no ultimo ep da nona temporada, aparece falando – “Quantas regenerações nós lhe concedemos? Posso ficar aqui o dia todo” isso significa que eles não o ajudaram apenas para se regenerar uma vez? e sim lhe deram novas oportinadades de corpos, tipo podem até terem reiniciado as regenerações tip voltado pro primeiro, que pela fala dele, parece que lhe deram bastante

    1. Eles deram um novo ciclo de regenerações, podendo se regenerar 12 vezes e tendo 12 encarnações diferentes, no caso agora ele só tem 11 de cada porque o Doctor do Capaldi já pegou a primeira desse ciclo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu