Monte seu próprio império Dalek com esses 48 moldes de papel

Vamos brincar de Davros?

Agora você pode criar seu próprio exército Dalek de papel, com dezenas de modelos diferentes da era clássica, dos filmes antigos e alguns do universo expandido, tudo gratuito, graças às ilustrações de um artista italiano.

Basta imprimir, recortar, colar e se divertir.

“Bem-vindos ao meu novo império.”

STERMINARE!

Que os italianos “sono tutti bonne gente”, a gente sabe, e ainda mais se forem whovians. É que os moldes a seguir foram feitos e disponibilizados gratuitamente na internet pelo ilustrador italiano Francesco Mattioli.

Francesco Mattioli

Francesco é natural de Bologna, Itália, nasceu em 1973 e sempre gostou de desenhar insetos, mapas e naves espaciais, desde criança. Aos 18 anos, iniciou seus estudos formais como ilustrador de quadrinhos e logo começou a carreira como ilustrador de videogames educativos, gibis, livros infantis e jogos de tabuleiros. Atualmente, seus desenhos favoritos são… insetos, mapas e naves espaciais.

Portanto, não poderia ser diferente que Francesco se apaixonasse por Doctor Who e toda sua fauna alienígena, fazendo várias ilustrações em homenagem à série. O principal trabalho que ele disponibiliza no site oficial e que envolve o universo do Doutor é um conjunto de 48 moldes de Daleks em papel, que ele criou a partir da Era Clássica e do Universo Expandido da franquia (incluindo alguns não-cânones).

“Criei estes pequenos Daleks de papel (cerca de 1 polegada de altura) para jogar ‘War of the Daleks’. Pelas referências, sou grato a[os sites] Dalek 63-88 e Dalek Project.”

“War of the Daleks” é um famoso jogo de tabuleiro que utiliza miniaturas de Daleks para contar a história. A trama atrai Daleks de todas as zonas temporais para o planeta-natal Skaro a fim de salvarem (ou exterminarem) o criador Davros, cientista maluco que transformou o povo humanoide Khaled nos nojentos monstrinhos de olho esbugalhado e tentáculos presos em um tanque de guerra metálico (que mais parece um vidro de pimenta), conhecidos hoje como Daleks.

Os Daleks a seguir são referentes a um período da era clássica, de 1963 a 1988, e os moldes de recorte podem ser adaptados para quem quiser se arriscar a criar a arte dos novos modelos da era moderna (de 2005 em diante).

Como montar

No melhor estilo Faça Você Mesmo (DIY), basta imprimir, recortar, dobrar e colar. No entanto, o Universo Who vai te dar 10 dicas para deixar o seu trabalho manual ainda mais bonito:

“Você irá me contar!”

 

1. Salve os moldes no seu computador ou dispositivo portátil (caso precise levar para imprimir em outro lugar). Cuidado para não se confundir na hora de salvar as imagens porque, em alguns casos, a diferença entre um modelo e outro é muito sutil. Fique atento aos nomes de cada modelo, referente aos arcos e origens de cada um.

2. Na hora de imprimir, seja na sua casa ou em alguma “lan house”, preste atenção nas configurações da impressora, para que a imagem não seja “esticada” na folha, nem para que seja muito pequena ou desproporcional. Procure ajustar para “tamanho original”, “100%” ou algo parecido. Na dúvida, consulte alguém mais experiente com aquele equipamento.

3. Se possível, tente não imprimir em papel comum, porque é um material muito frágil que pode acabar estragando. Se tiver papel mais grosso (mais firme), melhor. Há pessoas que preferem imprimir em cartolina tamanho A4, mas isso vai depender da capacidade da sua impressora disponível e da capacidade da tinta de aderir a esse tipo de folha. Se você souber de algum outro tipo de papel melhor para esse trabalho, indique para nós nos comentários deste artigo.

4. Por fim, se possível, opte por imprimir colorido (a não ser que você queira levar ao pé da letra os arcos clássicos de quando ainda víamos Daleks em Preto e Branco). Se a impressora for sua, lembre-se de checar o estoque de tinta antes de começar a imprimir, para não estragar a qualidade da imagem durante a impressão.

5. A famosa tesourinha sem ponta (com ponta arredondada) é ideal para esse trabalho e indicada para crianças e adultos, não apenas por ser mais segura, mas porque, graças ao tamanho menor, se torna mais precisa no corte. Além disso, os moldes a seguir pedem cortes retos e simples, sem muitos detalhes. Não há necessidade de tesouras sofisticadas nem de estiletes, que podem ser perigosos se manuseados errado. Se você for criança, peça a ajuda de um adulto.

6. Na hora de recortar os moldes, cuidado para não cortar as dobraduras fora. Se você não conhece ou não tem costume de fazer esse tipo de trabalho manual, saiba que as linhas pretas ao redor dos moldes fazem parte do projeto. É nessas áreas brancas que você vai passar a cola e dobrar para dar firmeza ao seu Dalek.

7. Faça as dobras das abas brancas antes de passar a cola! Evite lambuzeiras…

8. Na hora de escolher a cola, atenção. Uma simples cola-bastão é suficiente (e faz menos bagunça), mas um tenaz líquido branco também serve, desde que você cuide para não exagerar na gota antes de espalhá-la. Se isso acontecer, pode manchar a área colorida da sua fofinha máquina malvada de Exterminar. Descarte também a ideia de usar cola quente, fita adesiva, chiclete mascado, cuspe ou outros materiais orgânicos nojentos… Pois é. Nunca subestime o “jeitinho brasileiro”.

9. Deixe para colar as armas (ou “bracinhos”), o visor (ou “olho”) e os outros adereços por último. Cuidado na hora de posicionar, para não ficar torto. Essa parte exige um pouco mais de coordenação motora. E lembre-se: o “desentupidor” fica na “mão direita” do Dalek, e a arma fica na “mão esquerda”. Sim, sabemos que os Daleks não possuem mãos, foi só uma metáfora.

10. Quase todos os moldes são iguais, no que se refere ao corte e dobradura. Portanto, ao dominar o primeiro Dalek, você já estará com aptidão para continuar seu exército asqueroso de mutantes de um olho só e sair gritando Exterminar universo a fora.

“Agora podemos começar.”

 

I – Os primeiros Daleks (1963-1967)

Arco 002 – “The Daleks” (1963)

Arco 010 – “The Invasion of Earth” (1964) – Dalek comum

Arco 010 – “The Invasion of Earth” (1964) – Dalek Supremo

Arco 010 – “The Invasion of Earth” (1964) – Comandante da Frota

Arco 016 – “The Chase” (1965)

Arco 016 – “The Chase” (1965) – Dalek Preto

Arco 016 – “The Chase” (1965) – sem os painéis

Arco 030 – “Power of the Daleks” (1967)

Arco 036 – “Evil of the Daleks” (1967) – com o domo preto

II – Daleks dos filmes não-cânones (1965-1966)

Filme “Dr. Who and the Daleks” (1965)

Filme “Dr. Who and the Daleks” (1965) – Comandante da Frota

Filme “Dr. Who and the Daleks” (1965) – Dalek Supremo

Filme “Daleks’ Invasion Earth: 2150 A.D.” (1966)

Filme “Daleks’ Invasion Earth: 2150 A.D.” (1966) – Dalek Vermelho

Filme “Daleks’ Invasion Earth: 2150 A.D.” (1966) – Dalek Dourado

Filme “Daleks’ Invasion Earth: 2150 A.D.” (1966) – Dalek Preto

III – Outros Daleks clássicos (1972-1988)

Arco 060 – “Day of the Daleks” (1972)

Arco 060 – “Day of the Daleks” (1972) – Comandante Dalek

Arco 068 – “Planet of the Daleks” (1973) – Dalek Supremo

Arco 072 – “Death to the Daleks” (1974)

Arco 104 – “Destiny of the Daleks” (1979) – cor escura

Arco 104 – “Destiny of the Daleks” (1979) – cor clara

Arco 104 – “Destiny of the Daleks” (1979) – com listras de luz

Arco 104 – “Destiny of the Daleks” (1979) – Dalek suicida

Arco 134 – “Resurrection of the Daleks” (1984)

Arco 134 – “Resurrection of the Daleks” (1984) – com lâmpadas brancas

Arco 134 – “Resurrection of the Daleks” (1984) – Dalek Preto

Arco 143 – “Revelation of the Daleks” (1985) – Dalek Imperial

Arco 148 – “Remembrance of the Daleks” (1988) – Dalek Imperial

Arco 148 – “Remembrance of the Daleks” (1988) – Dalek Arma Pesada

Arco 148 – “Remembrance of the Daleks” (1988) – Dalek Preto

IV – Imperadores Dalek

Dalek Imperador de “Evil of the Daleks”

Dalek Imperador de “Remembrance of the Daleks”

Dalek Imperador de “The Dalek Chronicles”

V – Daleks de outras mídias (universo expandido)

Original Dalek Sketch

“The Dalek Chronicles”

Dalek Prime

Dalek Arma Pesada – Azul

Dalek Arma Pesada – Branco

VI – Daleks com peculiares esquemas de cores

Dalek de Madame Trussauds

Dalek Weetabix

Dalek prop 1

Dalek prop 2

Dalek prop 3

Dalek prop 4

Dalek prop 5

VII – Davros

Davros de “Genesis of the Daleks”

Davros de “Resurrection of the Daleks”

Obs.: Todos os links são do site oficial do ilustrador Francesco Matioli, e ficarão disponíveis aqui no site enquanto o artista assim desejar que o pacote fique publicamente disponível no site dele. Havendo links quebrados, o Universo Who não se responsabiliza em hostear por conta própria.

Mande o seu para nós!

Conseguiu montar? Ficou legal? Mande uma foto com seus Daleks de papel para a gente, pelo e-mail universowho@gmail.com. Se recebermos uma quantidade legal de fotos de vários usuários, poderemos fazer uma galeria de imagens especialmente para vocês desbravadores do artesanato Dalek.

“Você fez isso!”

Allons-y!

Nosso agradecimento especial ao cosplayer whovian Matheus Cardoso, pela dica desse pacote incrível de Daleks de papel. Quem também tiver dicas de novos artigos para o site pode ficar à vontade para nos contar nos comentários.

Texto: Djonatha Geremias (Universo Who)
Fontes: Francesco Mattioli e South London Warlordes

Não sou Colônia Sarff, mas vivo caçando notícias sobre Doctor Who, com ajuda do Circuito de Tradução da TARDIS. Jornalista cultural, escritor catarinense, roteirista de série e whovian de alma. Para ler todas minhas postagens, clique aqui.

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!

Este post tem 11 comentários

  1. Valeu, cara. Agora todo mundo pode ter seu exército de Daleks. Já tenho sete deles, e cinco estão montados.

  2. Universo Who , vocês podem em breve criar uma área especial no site onde ensine como pilotar a tardis ou para oque serve todos os botões , alavancas e etc da tardis .

    1. Olha, que desafio. Acho que nem o Doutor conhece tudo, mas a ideia é boa… Vamos anotar aqui! 😉

  3. Eu tenho um coleção de papercrafts do Doctor Who feitos por mim. Tenho os Doctors desde o Hartnell até a Whittaker e isso inclui as TARDISes do Doctor e do Master (incluindo ele como o Roger Delgado), o K-9, um Cyberman, Davros e 9 Daleks e o interior da TARDIS sendo um mix das do 1º/2º Doctor com o scanner do 3º e a parede com círculos amarelos do 4º-7º.

  4. Oi eu vim da doctor who amino para perguntar algo vcs podem entrar na comunidade eu não sou lider e eu não quero que vcs levem varios seguidores para a comunidade eu estou pedindo isso por que lá nós somos fans do site e eu gostaria de poder ter uma maneira eficaz de manter contato com os liders do site e poder ficar ligado nas novidades até mesmo ajudar na criação de conteúdo com legendas de coisas relacionadas a doctor who.
    Vcs podem facilmente negar o pedido e eu não me importo eu só queria saber se vcs poderiam parricipar da comunidade

    1. Oi, João. Muito legal essa comunidade, eu não conhecia o Amino. Galera bem legal, divertida e carinhosa. Allons-y!

      Fica aqui a dica para quem quiser visitar a página: baixem o app Animo para Android e/ou iOS, e procurem a comunidade Doctor Who com 6 mil membros (até hoje).

  5. Já mandei hein 😀

  6. Bem legal isso já estou montando o meu exercito de Daleks

Deixe uma resposta

Fechar Menu