Tudo que você sempre quis saber sobre: Regenerações

Untitled-2

Neste momento já deve ter se tornado óbvio o fato de que as regenerações dos time lords são um conceito chave em meio à série, com mais de 11 encarnações conhecidas do Doctor, além de encarnações de outros Time Lords, como Rassilon, Romana, Master, entre outros. Mas há vários detalhes sobre regenerações que novos fãs da série talvez não saibam e fiquem se perguntando. As respostas para estas dúvidas estão logo abaixo.

Quantas vezes o Doctor regenerou?

Na tela foram 9 vezes (além de uma regeneração do décimo onde ele deposita a energia em uma mão sua – que havia sido cortada anteriormente e está depositada em meio a um líquido), mas sabe-se que o oitavo Doctor (Paul McGann) regenerou fora das telas e tudo indica que a encarnação interpretada por John Hurt que apareceu em The Name of the Doctor foi uma encarnação anterior à 11ª, ou seja: mais uma regeneração que não apareceu nas telas.
Há também o caso do Valeyard, uma versão futura do Doctor composta pelo lado mais sombrio da sua personalidade. Não se sabe ao certo se ele é uma nova encarnação do Doctor ou um ser completamente novo formado a partir dele, pois é dito que ele surgiu “entre a 12ª e 13ª encarnações” do Doctor.

Há um limite para regenerações?

Sim, mas não se sabe ao certo como funciona. A série clássica já mostrou diversas vezes que um time lord não pode regenerar mais do que 12 vezes (uma 13ª regeneração criaria um corpo deformado, que aparenta estar em decomposição), ou seja: um máximo de 13 encarnações por time lord.

Porém, não se sabe se este é um limite orgânico dos time lords (como o episódio The Angels take Manhattan, da série moderna, deixa implícito na cena em que River Song fica com raiva do Doctor por gastar parte de sua energia regenerativa curando-a) ou se é um limite imposto pela sociedade dos time lords em Gallifrey (pois é mencionado diversas vezes na série que os time lords podem conceder um novo ciclo regenerativo a um time lord).

Além disso, problemas surgem na série moderna. Em primeiro lugar, o fato de River Song ter dado para o Doctor sua energia regenerativa para fazê-lo voltar à vida (em Let’s Kill Hitler) deixa a dúvida se isso o deu um limite maior de regenerações ou se apenas foi o bastante para que ele não morresse. Há ainda a questão de que, se o limite era apenas imposto pelos time lords, não se sabe se ele ainda afeta o Doctor após o fim da sua raça. Além disso, em Death of the Doctor (episódio de The Sarah Jane Adventures), Clyde pergunta para o time lord quantas vezes ele pode regenerar, causando a resposta de “507 vezes”. Tudo indica que isto foi apenas o Doctor brincando com a mente do garoto, mas não se sabe ao certo ainda.

Um time lord pode controlar sua regeneração?

É possível um time lord se negar a regenerar (como acontece com o Master em The Last of the Time Lords), algo que pode levá-lo à morte, mas provavelmente isto é impossível se o time lord estiver inconsciente.

Alguns time lords demonstram habilidade para inclusive escolher a sua aparência (como parece acontecer com a Romana em Destiny of the Daleks) ou pelo menos influenciar o resultado da regeneração (como parece acontecer com o Master em Utopia, que demonstra o desejo de ter um corpo jovem e energético como o do Doctor, resultando em uma forma bastante semelhante à 10ª encarnação deste, na questão de disposição física), mas isto parece ser relativamente raro. Inclusive, a quinta encarnação (interpretada por Peter Davison) do Doctor menciona que o problema da regeneração é que “você nunca sabe no que vai dar”.

Como funciona a regeneração?

Não se sabe de todos os detalhes. Várias explicações aparecem em livros e em histórias de áudio, mas nada disso pode ser considerado como oficial enquanto não houver confirmação na série de TV, sem falar no fato de que estas explicações são conflitantes. Sabemos que o processo de regeneração renova todas as células do corpo do Time Lord, aparentemente mudando até o genótipo da pessoa (que muda de aparência), culminando em uma mudança nas células nervosas, fazendo com que a nova encarnação passe por uma fase de movimentos bastante desorganizados, confusos ou até agindo de uma forma maníaca e sem sentido enquanto o cérebro muda. Sabe-se, ainda, que a habilidade de regenerar parece ter surgido nos Time Lords devido ao contato com o vórtex do tempo, o “caminho” por onde viajantes do tempo passam.

Vale notar, porém, que alguns time lords não passam por nenhuma complicação, seja ela dor física ou falta de coordenação dos movimentos e atitudes, um exemplo disto é a regeneração de Romana em Destiny of the Daleks.

 Um time lord pode morrer sem regenerar?

Sim. Se um time lord receber outro golpe mortal enquanto estiver regenerando, sua regeneração pode ser cancelada, causando a morte. A regeneração também é cancelada se ambos os corações de um time lord forem destruídos ao mesmo tempo. Há também doenças que forçam os time lords a morrerem sem regenerar, como a Chen-7 (em The Girl Who Waited), além de certas armas criadas especificamente com esse intuito, como as carregadas por guardas em Gallifrey.

E, por último, se o corpo for destruído rapidamente (como Rassilon causa em End of Time) ou o time lord se afogar em uma velocidade acelerada (como explicado em Turn Left), a regeneração se torna impossibilitada.

Onde eu posso ver todas as regenerações do Doctor?

Aqui:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=uXCpY_3Sac8&w=400&h=225]

 

Mais dúvidas sobre o processo de regeneração? Postem nos comentários e responderemos dentro do possível.

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!

Este post tem 87 comentários

  1. Por favor… “I”ncarnação fez me doer até os cabelos… Encarnação, por favor…

    1. Errrr… Oi? Aonde está o erro, Grammar Führer?

  2. ótimo post!!
    🙂

  3. Seria pedir demais que em vez de só o nome do episódio tivesse o número? (Ex: 7×13 – The Name of The Doctor)
    Só com o nome as vezes fica complicado de saber… Muito bom de qualquer forma!

    1. Fica complicado porque tem episódios da série clássica ali no meio também, o número da temporada pode confundir. É preferível que perguntem nos comentários que nós respondemos. 😉

      1. mas no episódio The Doctor’s Wife, ele fala da Conselier(alguma coisa assim) ‘ele era uma garota muito má, quando ela era uma garota’ alguma coisa assim, mas se dah a entender que ele ja foi um homem, isso quer dizer que elaele ja tentou se matar??

        1. Imagino que você esteja se referindo ao Corsair (“Corsário” se traduzido). Como eu falei antes: a ideia de que é preciso se matar pra mudar de sexo não é oficial e não faz parte do cânon, não se sabe o que é necessário para mudar de sexo na regeneração, talvez seja algo natural e 100% aleatório, mas, pelo menos por enquanto, a ideia de se matar para mudar de sexo não pode ser levada a sério se você quiser seguir o ponto de vista da produção atual da série.

  4. Eu li em um lugar faz tempo que eles falam no audiobook Exile sobre um Time Lord se suicidar e depois se regenerar virando uma Time Lady, é verdade isso?

    1. Sim e não.
      Sim, é verdade que eles falam isso no audiobook (na verdade eles falam que, para mudar o sexo, é preciso se suicidar – ou seja, para uma time lady virar homem também seria o mesmo processo que você disse), mas não, não tem nada indicando que isto é oficial.

      O cânon de Doctor Who é um caos e os audiobooks, livros, etc. não podem ser considerados como parte da história oficial enquanto não houver confirmação na série de TV (os episódios para TV – tanto de Doctor Who quanto de Torchwood ou Sarah Jane Adventures – são os únicos que são parte do cânon 100% das vezes)

  5. Quero saber é pq a neta dele não se regenerou.

    1. Porque ela nunca se feriu a ponto de precisar regenerar. Sem falar que a ideia de regeneração não existia ainda, ela só surgiu quando William Hartnell precisou sair da série e eles precisavam de um novo protagonista e queriam achar alguma forma de explicar a mudança na aparência, então se ela se ferisse a esse ponto em algum episódio da época, talvez ela morresse sem regenerar.

      1. Falando nisso, uma perguntinha que continua me incomodando: o que aconteceu com a Susan? Eu sei que ela “fica para trás”, ok, mas em algum momento posterior a isso é dito o que houve com ela? Parece um tanto estranho que ela tenha morrido na Time War, uma vez que estava na Terra (se não me engano), e sem transporte viável. Mas, se ela realmente estivesse, o Doctor não seria o último Time Lord, e provavelmente a teria procurado após o fim da guerra. Ela não teria se regenerado após a velhice, e continuado ok?

        1. Não se sabe. O nono Doctor parece indicar que ela morreu em algum ponto, enquanto nos quadrinhos o décimo Doctor comenta que não sabe se ela ainda está viva porque ele simplesmente “não foi checar”, mas como os quadrinhos não são cânon até que seja provado o contrário…

  6. Mas é possível um timelord se regenerar em timelady, certo? pelo menos lembro do 11 ter comentado em The Doctor’s Wife

    1. Tudo indica que sim, apesar de uma mudança de sexo não ter aparecido nas telas ainda (provavelmente por causa da controvérsia que traria junto).

      1. Tenho certeza que sim, pois quando o Doutor troca de seu 10º corpo para o 11º corpo, ele acha que é uma garota, e isso também fica explicito no comic especial em que o Mr Bean interpretou o Doutor

  7. Ola equipe do universowho, eu crio legendas e coloco em videos e filmes e gostaria muito de ajudar a traduzir arcos de doctors que pucas pessoas conhecem, como o 3º,6º e 7º e lançarmos 7 arcos, um de cada doctor. Eu gostaria muito de ajudar se vocês quiserem pois eu sei inglês e sou fan de DW a 3 anos. Então, se quiserem estou aqui.

  8. No filme diz que um timelord so tem 13 vidas e que o Master gastou todas elas, mais ele ainda se regenera mais depois na serie nova.. como é isso?

    1. Ele comenta que foi ressuscitado para lutar na Time War, subentende-se que ele recebeu um novo ciclo de regenerações dos time lords para lutar na guerra.

  9. “I don’t wanna go”
    <3
    Sempre choro.

    1. A regeneração do 10º pro 11º foi épica, me fez odiar o Matt até meados da 6ª temporada, não sei por quê.

      1. eu também odiei o Matt ate a 6 temporada!
        pq eu basicamente gostava muito do doctor do David Tenant!
        depois da sexta temporada q eu aprendi a admirar o 11 Doctor!

      2. Senti a msm coisa com o 11ª.
        Eu gostava mto do 10ª.

      3. aaaaah obrigada, sempre achei que era a única a odiar o Matt no começo… Na verdade, eu odiei ele exatamente até o episódio do Van Gogh >.<

      4. Na verdade conheci a serie com o 11º, foi uma surpresa maravilhosa conhecer os doctors anteriores e a idade dessa série.Mas me atrevo a dizer que o 11º é o meu favorito não por sere o primeiro que conheci, mas por parecer ser o mais excêntrico de todos rsrrsrsr

    2. Sempre choro muito quando vejo isso.
      Era o meu favorito. É na vdd.
      e também só fui gostar do Matt na 6° temporada, beem no finalzinho.
      To louca pra ver o especial de 50 anos pra poder ver David de Doctor de novo

      1. caramba agnes. eu pensei que fosse o único que conheci primeiro o 11° doutor antes dos outros. ele tbm é meu preferido. quando eu assistir a cena do david regenerando eu pensei nossa ja vai mudar pro matt smith que bom. mas mesmo assim eu me emocionei… T.T

  10. Não é por nada, mas as melhores frases pós regeneração são as do 11th. 😀

    1. Nos em casa rimos muito, com as frases do 11º logo após a regeneração, mas confeso que a cara do 10º antes da regeneração era de comover qq um.

      Sou muito fã do 10º e 11º Doctor.

      1. bom eu acho que é assim, muita gente quase brigando para decidir quem é o melhor doutor, eu acho assim, o melhor vai ser a dupla dinâmica david tennant e matt smith. quando alguém me pergunta qual é o seu preferido? eu falo: o 10° e o 11°… mas sempre tem um que fala: escolhe um! eu escolho o 11° pq foi o 1° doutor que eu conheci no episodio 5×04.

    1. Nada além da série de TV é considerado cânon oficial.
      É claro que isto está aberto à interpretação dos fãs, que decidem o que, para eles, é canônico ou não, mas para fins de organização, o Universo Who como um todo considera cânon da série apenas o que aparece na série (ou nos spin-offs – Torchwood e Sarah Jane Adventure – mas só em episódios para a TV), que é, basicamente, o mesmo ponto de vista da produção atual da série.

      1. Mas Eddy, o que rolou no filme de 1986 também é aceito como canonico, o que leva o conceito além da série de TV e exclusivamente no UK, se bem que foi com a BBC America o tal filme do 7º/8º DW.

        1. Mas o filme foi feito exclusivamente para a TV, então é considerado, basicamente, como um episódio da série, na questão do cânon.
          Basicamente: se foi exibido na TV é cânon (tirando os spin-offs do K-9).

    2. Nessa comic o Oitavo não regenera, isso só era PLANEJADO.
      A companion Destrii ainda estava presente, então decidiram não regenerá-lo ali, e muito menos deixar ela acompanhar o Nono.

  11. A Tardis pode influenciar na Regeneração do Doutor?

    1. Influenciar na regeneração em si, ao que tudo indica, não. Mas ela possui uma sala livre de influências externas (é basicamente uma sala totalmente branca e vazia, isolada do resto do universo) para o time lord em questão descansar no caso de regenerações complicadas (o Doctor utiliza essa sala após a sua quarta regeneração)

      1. Mas porque o 10° não usa essa sala?

        1. Você se refere à regeneração entre 9º e 10º Doctors? Provavelmente ele não usou a tal sala porque não teve tempo: logo que a Tardis cai ele desmaia e a Rose e Jackie levam ele pra casa delas.

    2. O Zero Room não foi usado por que foi ejetado da TARDIS em Castrovalva (provavelmente ele não foi reconfigurado na arquitetura da TARDIS desde então)
      Ah, e quanto a TARDIS influenciar a regeneração do Doutor, vale lembrar que em The Power of the Daleks, o Doutor diz que não conseguiria sobreviver a “renovação” (o termo Regeneração ainda não existia) se não fosse pela TARDIS

  12. O legal é que este post veio exatamente no dia em que eu estava pensando com um amigo meu sobre regeneração e pensamos vários tópicos tipo:
    – Se uma TimeLady se regenera estando grávida, o que acontece ao feto?
    – E se além disso ela se regenerar em um TimeLord?
    – Um TimeLord cortado exatamente na metade se regeneraria em dois?
    – Se sim, cada metade se regeneraria igual ou seriam duas versões diferentes?

    1. Quanto ao time lord ser cortado na metade, ele provavelmente morreria sem regenerar. Enquanto não há informações oficiais confirmando, acredito que seja necessária a existência de um cérebro intacto para a regeneração funcionar.

      Quanto às outras perguntas… Errr…. Só Rassilon sabe.

    2. Álvaro, suas indagações podem não ter resposta, mas são brilhantes…

  13. Equipe Universo Who, como já é sabido, a TV Cultura irá exbir a 7 temporada de Doctor Who a partir de Domingo, provavelmente em versão Dublada, se esse for o caso eu gostaria de saber se vcs irão gravar os episódios dublado e postar para Downloas aki no Site ? Desde já agradeço a atenção.

    1. Não temos interesse em postar nada dublado, até para incentivar a assistirem na TV no caso de curiosidade. 🙂

  14. E sobre a mudança de ADN de um TimeLord por conta da regeneração, seria possível um Timelord que se Regenerou em Time Lady se “auto-fecundar” sem problemas consanguíneos e se sim, a criança que nascesse disso seria um clone de seu/sua pai/mãe ou seria diferente?
    Seria possível encontrar no ADN de um Timelord suas encarnações anteriores?

    Tô só fazendo pergunta difícil…

    1. Sobre auto-fecundação: eles não são os dois sexos ao mesmo tempo, apenas masculino ou feminino, nunca masculino E feminino ao mesmo tempo, então eu diria que não.

      Sobre encontrar as encarnações anteriores no DNA: nobody knows.

      1. Eu quis dizer algo como ela se se encontrar com sua encarnação anterior ou então ter estocado o “material genético” e se utilizado dele ao virar TimeLady

      2. Acredito que é possível sim, existe um arco na era do Terceiro Doutor que os Daleks reconhecem que é o Doutor analisando ele em uma espécie de máquina. Não me recordo o nome do arco, deve ser ”alguma coisa” of daleks haha

      3. Hahahaha. até entendi sua pergunta, mas é bizarra.

        partindo do pressuposto que um Time Lord vire uma Time Lady ou o contrário, SEMPRE um deles será a versão futura certo?

        Então mesmo que não houvessem regras (e parecem haver algumas) para impedir que um doctor interaja consigo mesmo, quem em sã consciência iria transar consigo mesmo? afinal, vamos supor que um Time Lord vire uma Time Lady. Ele pode não saber que na verdade a Time Lady é ele. mas ela, com certeza sabe que é ele.

        De qualquer forma, essa é uma das poucas coisas que não gosto muito em doctor who.

        Eu sempre achei mais interessante a ideia do e da vida ser uma “linha reta”. Dificil explicar, mas mal comparando como LOST (embora eu odeie a série).

        Tipo tem uma cena que os losts estão no passado e um deles pergunta “se isso é o passado então significa que a gente não morre aqui” e alguém responde “não. esse é o passado DO PLANETA, mas é o SEU PRESENTE. significa que em 1975, você SEMPRE esteve aqui, mesmo que não soubesse disso em 2005.

        por que ai acabava um pouco com esse negócio que eu acho chato na série, de na verdade ninguém morrer pra sempre, já que é sempre possível encontrar a pessoa um pouco antes da morte, desde que seja uma versão de antes da pessoa morrer, mesmo em eventos que teoricamente se deram depois da morte dela. divaguei agora e acho que ninguém entendeu nada. rs

      4. Lander, Sei lá, véio, o ser vivente pode querer fazer uma experiência, criar um clone de sí, repovoar Gallifey, ou só de sacanagem mesmo. Eu só queria saber a resposta hipotética…

  15. No Arco “The Five Doctors”, disponível aqui no site, os Timelords oferecem ao Master todo um Novo Ciclo de regenerações pra que ele ajude o Doc. Têm que ver isso aí…

  16. Lembro que no episódio “Rose” o Ninth se olha no espelho e comenta sobre suas orelhas, o que me faz pensar que ele provavelmente havia se regenerado a pouco tempo ou que não via um espelho desde que se regenerou. Um reforço pra mim foi o fato de ele tratar sua morte com tanta leviandade quando fala pra Rose correr.

  17. Excelente post! Um detalhe que eu sempre comento: a regeneração do 2 pro 3 (The War Games, último episódio) é diferente das outras por que foi imposta nele. Eles até explicitamente escolhem a aparência que ele vai ter. Então acho que tem cabimento dizer que ela não foi natural e não conta como uma das 12 regenerações naturais que o corpo do Senhor do Tempo é capaz. Dessas 12 nós vimos com certeza 8, então tem potencial do Doutor se regenerar naturalmente 4 vezes ainda! Alguem concorda/discorda? XD

  18. Comecei a assistir a série com o 9º Doctor (Cristopher Eccleston) e talvez por isso ele seja o meu favorito. ainda acho que ele é o mais excêntrico de todos, adorava a cara dele quando dizia FANTASTIC… acho que por isso nunca consegui gostar muito do Tennant. O Matt foi uma agradável surpresa, o episódio The Eleventh Hour foi a melhor apresentação do Doctor ever, mas ainda assim sinto falta do Eccleston… 🙁

    1. corrigindo… 9º Doctor, não 10º!! :))

  19. não deve ser mentira. acho mesmo que o doctor pode se regenerar 507 vezes ou o doctor terá que fazer um seguro se ele se regenerase apenas 13 vezes. ela ja esta 11º

  20. Só para esclarecer um dúvida minha, não há mais regenerações pro Doctor, certo? Ao menos foi o que The Name of The Doctor levou a crer, quando a Clara fala: “Eu vi todos de você. 11 rostos, todos você. Você é o 11º Doctor”. Tremenda mancada do Moffat fazer isso.

      1. Mas sendo o túmulo do Doctor, e como ele disse “Todos os dias que vivi e até mesmo os que ainda não vivi”, então todas as encarnações deveriam estar lá. De certa forma, espero que não seja isso.

        1. “O tempo pode ser reescrito” tende a ser a máxima do Moffat, então não é algo com o que devemos nos preocupar por enquanto. 🙂

    1. Eu também me perguntei a mesma coisa, mas depois de pensar um pouco eu cheguei a uma conclusão (pessoal): A G.I. teria mudado a vida do doutor até aquele momento, pois dai em diante ela entraria em um paradoxo ou loop temporal já que o doutor jamais teria ido até lá, ou estaria “enterrado” lá, igualmente a Clara só impede a G.I. durante toda a vida do doctor até aquele momento.

  21. E se na próxima regeneração o Doctor viesse como uma mulher e engravidasse de um humano, ou qualquer outra espécie, o bebê seria um Time Lord?
    E se om 11° Doctor e River -ela vai voltar, eu espero- tivessem um bebê, ele seria um time Lord/Lady?

    1. Humanos e time lords não podem se reproduzir, tanto que o Doctor criado em Journey’s End é tido como sendo o primeiro meio-humano meio-time lord, segundo o Doctor original, o que nos leva a crer que reprodução entre time lords e humanos é impossível.

      Quanto ao Doctor com a River Song… É possível que o resultado seja um time lord, afinal, ela sofreu mutações do vórtex o bastante pra conseguir regenerar, então talvez ela seja biologicamente uma time lady, mas é bem provável que ela não consiga se reproduzir com um time lord ainda assim, porque ela sofreu mutações mas ainda assim nasceu de humanos, então o DNA dela deve ser predominantemente humano.

      1. Não sou autoridade no assunto (hehehehe), mas acho que humanos e Time Lords podem se reproduzir sim. Eu sei que o oitavo Doctor enganou o Master quando o fez acreditar que ele era meio humano. Mas o fato que o Master acreditou na mentira não prova que seria possível?

        1. Talvez o Master não seja um grande exemplo de autoridade em Biologia hehe.
          Mas, com toda a sinceridade, ninguém sabe porque ou como ele acreditou nisso, só se sabe que o Doctor híbrido diz que ele foi o primeiro híbrido humano-time lord da história (ele comenta que algo como ele nunca existiu antes).

      2. eu nunca entendi essa frase do doctor dizendo que ele era meio humano, aguem entendeu? e oque foi aquilo que o Mestre tentou usar para retirar as regeneraçoes do Doctor? e como o mestre sem regeneraçoes se regenerou logo em uma a cobra ou algo do tipo? ( o filem parece uma bagunça)

        1. A resposta mais simples que posso te dar é: ninguém sabe.

          Muitos livros tentam explicar detalhes do filme pra tentar deixar mais fácil de entender, mas, além dos livros não serem considerados parte do cânon oficial, as explicações em alguns livros muitas vezes contradizem as explicações apresentadas em outros.

  22. Mas o Doutor já não regenerou 12 vezes?
    No final da quarta temporada o Tenth se regenera, porém não muda de aparência porque joga a energia na mão. Ou seja.. ele já regenerou 12 vezes, não?

    1. Ainda não se sabe se a semi-regeneração do 10º Doctor conta para o limite das regenerações, então procurei me ater ao número de regenerações “completas”. 🙂

      1. E como fica após a aparição do John Hurt como prévia encarnação? Não empurraria a contagem em +1 para todos?

        1. Como eu falei no texto, é provável que ele seja uma encarnação anterior e o Matt Smith seja o 12º Doctor, mas nada se sabe ao certo ainda.

  23. muito show mesmo adorei <3 .

  24. Eu ainda to vendo a clássica e por isso posso estar sendo estúpido mas: Como vimos em “the end of time” os timelords podem usar essa energia (imagino que seja a mesma) como poderes além da regeneração(como o master faz e o Rassilon também), mas o Doctor aconselha ao master não utilizar aquela energia pois estaria ligada a sua própria vital, será que o fato do Doctor abdicar desses “poderes” não lhe garantiria um estoque maior de regenerações?
    Isso seria confirmado no “The Angels take Manhattan” quando a River briga com ele por ter utilizado essa energia.

    1. A energia que o Master usa como arma não é energia regenerativa, é uma espécie de poder que ele ganhou por causa do ritual falho de ressurreição.

      1. E a energia que o Rassilon usa?

        1. Em End of Timne? Vem da luva que ele usa, aparenta ser uma arma/ferramenta time lord. Ou um deus ex machina mal-escrito, se você perguntar minha opinião…

  25. Todas as regenerações são tristes. O momento que você tem que se despedir daquele personagem que você se acostumou a gostar (mesmo que tenha levado um certo tempo) é marcante, independente da profundidade da cena. Eu fiquei triste com todas as regenerações, de verdade. Mas as que mais me marcaram foram a do 4º Doutor (pelo tempo que ele ficou e porque eu gosto muito dele e, sei lá, é estranho ver uma pessoa como ele numa situação daquelas, em seus últimos minutos) e a do 5º Doutor, por causa do Adric. Mas todas são emocionantes.

    p.s.: Se preparem fãs do 11º Doutor(e eu me incluo nisso), porque se bem conheço o Moffat ele vai bolar uma regeneração muito triste e épica pro Doutor. No melhor estilo Moffat.

  26. a sim um limite de regenerações são esatamente 512 amostra isto em as aventuras de sara jane no episodio em que o doutor se encontra na “suposta morte dele”.

  27. 507?
    5+0+7=12

    mas no filme com o 8° doctor ele fala que um senhor do tempo so pode se regenerar 13 veses?

    1. Justamente pelo resultado da soma ser 12 é que acredita-se que se trata de uma brincadeira e mais nada.
      E é mencionado que um time lord pode ter 13 vidas, não se regenerar 13 vezes (o nascimento não é uma regeneração, portanto a primeira regeneração é a que leva à segunda encarnação).

  28. ola tenho uma duvida a respeito do mestre talvez alguém saiba responder.
    Como o mestre vira o senhor no ultopia se ele morre sugado pelo olho de hamonia no filme do 8º doutor. obrigado a quem responder

  29. Tenho uma dúvida. Todos os Doctors da série clássica regeneraram de jeitos diferentes, mas a partir do 9th Doctor eles começaram a se regenerar (obrigatoriamente) de pé, com suas cabeças e mãos transbordando energia. Exemplo: o 1th Doctor regenerou deitado, com um lampejo de luz. O 2nd Doctor foi forçado a se regenerar, e lá ele sentiu extrema tontura, nós não fomos capazes de ver sua mudança. O 3rd Doctor regenerou da mesma forma que o 1st, mas sem um lampejo de luz…

    1. Gabriel, você não chegou a fazer uma pergunta realmente, mas te respondendo, creio se tratar meramente de questão de evolução dos efeitos visuais e padronização da coisa.

  30. Eu nunca entendi como funcionou a regeneração do 2° – 3° minha mente não processa porque ele começa a girar?

Deixe uma resposta

Fechar Menu