“Você tem que entrar lá e dizer o que quer sobre o programa”, disse o showrunner à Radio Times.
Chris Chibnall, o showrunner de Doctor Who, quase terminou sua passagem pela série de ficção científica da BBC: falta apenas o episódio do centenário da emissora no próximo outono (no hemisfério Norte) para ir ao ar antes de ele e a estrela Jodie Whittaker entregarem suas chaves da TARDIS.
E Chibnall estava num clima reflexivo quando conversou recentemente com a Radio Times, relembrando seu tempo de programa e as mudanças às vezes controversas que fez na mitologia de Doctor Who (incluindo uma nova história de fundo para a Senhora do Tempo de Jodie Whittaker).
“Você não está carregando um vaso pela sala – você precisa entrar lá e dizer o que quer no programa, no personagem e no mundo”, Chibnall diz na nova edição da Radio Times em uma entrevista estendida exclusiva.
“É uma das poucas séries de drama sem um documento escrito que dê orientações, e cada era contém uma contradição ou reviravolta naquilo que veio antes. Qualquer showrunner futuro pode ignorar ou manter isso.”
Claro, sabemos que o próximo showrunner a assumir é ninguém menos que o ex-chefe da série, Russell T Davies – e Chibnall diz que já sabe para que lado o vento está soprando.
“Espero muito que Russell ignore!”, ri.
De modo mais geral, Chibnall elogia Davies por retornar para dirigir a nave de Doctor Who outra vez, mais de uma década depois de ter se afastado das funções de showrunner.
“Todo mundo deveria estar com um grande sorriso no rosto”, diz. ” Russell é um dos showrunners de elite, e Doctor Who tem muita sorte de tê-lo, especialmente depois de It’s a Sin, um dos maiores programas de todos os tempos.
“Ele tem ideias incríveis e paixão pela coisa, quer levar adiante de novo – isso é fabuloso. Ninguém tem amor maior por Doctor Who.”
Um conselho para seu predecessor/sucessor? “O mesmo que ele me deu: divirta-se”.
“Eu absolutamente amei. É um privilégio e tanto. Poucas pessoas fizeram isso e você acompanha o caminho que essas pessoas trilharam durante 60 anos.”
Só não pergunte se ele fará seu próprio retorno à moda RTD um dia…
Traduzido de: Doctor Who’s Chris Chibnall expects Russell T Davies to ignore changes | Radio Times
Uma whovian, uma louca, uma feiticeira. Escritora nas horas vagas. Lexicógrafa nas horas pagas.