Episódios perdidos de “The Savages” têm novas pistas, afirma caçador

Em entrevista ao The One Show, o caçador de episódios perdidos Phil Morris anuncia que vai às ruínas de Serra Leoa atrás do arco “The Savages”, da série clássica de Doctor Who, de 1966.

Caçador de episódios perdidos anuncia novidades sobre "The Savages"

Felizmente, outros episódios já foram encontrados lá. Ao menos, Phil é famoso por ter recuperado vários episódios perdidos de diversos programas, inclusive de Doctor Who. 

O fato

O caçador de episódios perdidos Philip Morris deu um entrevista ao programa britânico The One Show, da BBC One (mesma de Docto Who), na manhã do último dia 5 de outubro.

Phil levou anúncios sobre novas descobertas de episódios perdidos de alguns programas. Além disso, ele também falou sobre novidades na busca pelos episódios da série clássica de Doctor Who.

Segundo ele, o arco “The Savages“, de 1966, tem fortes indícios de ser encontrado em Serra Leoa. O país fica no litoral ocidental da África.

As pistas

Nas primeiras décadas de Doctor Who, a BBC comercializou a transmissão do programa em vários países. Para isso, ela exportava os rolos de fitas que continham as filmagens. Infelizmente, não havia arquivos digitais na época.

Na época, a emissora Sierra Leone Broadcasting Service (SLBC) comprou os direitos de todos os arcos da era de William Hartnell (1º Doutor). Além disso, ela ainda os retransmitiu para outros países, tais como Nigéria e Maurício.

Porém, após a perda acidental dos originais, a BBC Archives começou uma jornada em busca de possíveis cópias remanescentes pelo mundo afora.

Como resultado, em 1974, todos os arquivos que continham o material de Doctor Who foram recolhidos de volta pela BBC. Entretanto, o problema é que a coleção não continha todo o material. Assim, passou-se a nomeá-los “episódios perdidos” da Clássica.

Felizmente, a boa notícia que Phil trouxe ao programa é que, apesar do recolhimento em 1974, Serra Leoa continuou transmitiu o arco “The Savages” repetidas vezes na década de 1980.

Isso indica que nem todas as cópias voltaram para a BBC . Morris acredita que ainda há chances de haver algum rolo de Doctor Who naquele país africano.

Os riscos

Infelizmente, Serra Leoa passou por uma guerra civil entre 1991 e 2002, vitimando mais de 50 mil pessoas. Muitos prédios foram destruídos em todo o país por causa desse conflito.

Por isso, pode-se ter colocado em risco também a integridade do material de Doctor Who.

Os rolos de filmes são materiais frágeis por si só. As tiras em negativo se deterioram ao longo do tempo devido à corrosão e desbotamento.

No entanto, Phil Morris já conseguiu encontrar lá dois episódios perdidos de um outro programa. Trata-se de “Morecambe and Wise“, de comédia britânica.

Em outras palavras, isso aumenta as esperanças de que “The Savages” esteja guardado em alguma prateleira empoeirada ou caixa antiga de algum depósito serra-leonês.

O arco

Serra Leoa chegou a transmitir toda a era Hartnell, incluindo outros episódios ainda perdidos, total ou parcialmente, tais como “Marco Polo” e “The Smugglers“.

Entretanto, só há indícios de que “The Savages” foi reprisado nos anos 80.

Episódios perdidos

Primeiramente, “The Savages” é o arco número 26, composto por quatro episódios e é o penúltimo da 3ª temporada de Doctor Who. Ele foi ao ar originalmente entre 28 de maio e 18 de junho de 1966.

Além disso, ele marca a despedida do companion Steven Taylor, interpretado por Peter Purves.

Inicialmente, na aventura, o 1º Doutor viaja com Steven e a garota Dodo (Jackie Lane) para um planeta desconhecido.

No entanto, habita lá uma civilização muito avançada e aparentemente muito bondosa. Por outro lado, ela secretamente extrai a força vital de pessoas selvagens indefesas.

O caçador

Há tempos, os whovians fãs da série clássica são gratos a Phil Morris. Foi ele o responsável por descobrir e recuperar o arco perdido “The Tomb of the Cybermen“, em Hong Kong, China, em 1992.

Além disso, Phil é diretor executivo da Television International Enterprises Archives (TIEA). Até hoje, ele é considerado “o Indiana Jones dos episódios perdidos”.

Assista à entrevista (em inglês, sem legendas):

Agora, é torcer para que esse Indiana Jones encontre nosso “The Savages”. Assim, teremos uma coleção histórica ainda mais completa de Doctor Who.

Deixe seu comentário abaixo e espalhe as boas novas para seus amigos!

 

Texto: Djonatha Geremias (Universo Who)

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!

Este post tem 2 comentários

  1. Qualquer esperança de encontrar um arco perdido é uma boa notícia!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu