Novo protótipo de K9 para filme spin-off “K9: Timequake” foi revelado em evento, com criador Bob Baker e produtores.
Novo modelo é uma versão aperfeiçoada do K9 da série australiana, embora o cão do filme não seja o mesmo da série. Confira as fotos!
O novo design para o cãozinho favorito do Doutor foi revelado na convenção The Capitol, da “Sociedade de Apreciação de Doctor Who” (DWAS), em junho deste ano, em West Sussex, na Inglaterra.
A revelação foi feita pelo criador do cão-robô, Bob Baker (dir.), e pelo produtor do filme, Paul Tams (esq.), que também é um dos homens por trás da série australiana “K9”, a qual só teve uma temporada.
Novamente um boneco
A nova aparência foi criada usando uma impressora 3D, tendo como base um modelo feito em computação gráfica (CGI).
O modelo CGI de partida foi o utilizado para a série australiana, e melhorado a partir dele, como um “upgrade”. A principal diferença está nas orelhas, levemente voltadas para a cabeça (ao contrário da versão da série, cujas orelhas eram voltadas para fora).
Em todos os episódios da série, K9 era totalmente computadorizado, ou seja, os atores contracenavam com o vazio, e o cão era adicionado na edição digital, na pós-produção, conforme a imagem abaixo:
Já em Doctor Who, tanto nas aparições clássicas quanto modernas, o robô era um boneco físico controlado eletronicamente.
A mobilidade do cão era básica, deslizava para frente, para trás e em círculos (da mesma forma que um carrinho de controle remoto), suas orelhas-antenas giravam, e um periférico de escaneamento saía do rosto, dentre outros pequenos detalhes.
A versão em CGI da série contava com um K9 muito mais articulado, graças à facilidade tecnológica.
Por isso, espera-se que a versão para o filme contenha os dois formatos, o boneco físico alternando-se com cenas em CGI. Porém, a decisão só será definida à medida que a produção do filme for acontecendo.
Em pré-produção, filme é adiado para 2018
O filme “K9: Timequake” vai colocar o cãozinho para enfrentar o vilão Ômega, personagem também criada por Bob em parceria com o já falecido Dave Martin, durante a era clássica de Doctor Who.
A estreia foi primeiramente anunciada para acontecer em 2017, quando K9 completa 40 anos desde a estreia, em 1977, no arco “The Invisible Enemy“, na era do 4º Doutor, Tom Baker.
Porém, mesmo já tendo um roteiro inicial montado desde 2015, o atraso na produção fez com que a estreia fosse adiada para 2018, conforme Bob confirmou este mês na convenção The Capitol.
Na página oficial do K9 no Facebook, em resposta a um usuário, foi anunciado que o filme ainda está entrando em fase de pré-produção, ou seja, as filmagens propriamente ditas ainda não começaram.
Por isso, a previsão é que o filme seja lançado no segundo semestre de 2018, já que o tempo médio de produção e de pós-produção de um longa é no mínimo de 12 meses, dependendo do orçamento.
Saiba mais:
– Novo filme do K9 será promovido no Festival de Cannes (17/05/2017)
– Filme que celebra 40 anos de K9 em 2017 não foi descartado (até agora) (14/01/2017)
– K9 ganhará filme (26/10/2015)
Texto e traduções: Djonatha Geremias (Universo Who)
Fontes: Doctor Who News, K9 Oficial e The Doctor Who Site
Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.