Steven Moffat decidiu que seu tempo como showrunner de Doctor Who chegou ao fim. Ele descerá do degrau de produtor executivo e escritor chefe após seis temporadas. Moffat passará a chave da TARDIS no final da 10ª temporada para o criador da série Broadchurch [com David Tennant] Chris Chibnall, também um fã de Doctor Who.
A BBC One decidiu levar os 12 últimos episódios de Moffat, que formarão a 10ª temporada, ao ar na primavera do hemisfério norte de 2017. A estreia de Chibnall como escritor chefe e produtor executivo será em 2018. Um Especial de Natal irá ao ar este ano supervisionado por Moffat, mas ainda é incerto se a nova companion de Peter Capaldi será apresentada. Fontes da BBC confirmam que a substituta Clara Oswald definitivamente estará presente em 2017.
“Eu decidi agendar o grande final de Steven para a primavera de 2017 para unir a nação para o que será um grande evento no canal”, disse Charlotte Moore, controladora da BBC One. “2016 está cheio com momentos nacionais incluindo o Euros [campeonato de futebol] e as Olimpíadas e eu quero ter algo grande para o ano que vem – prometo que vai valer a pena esperar!”
Ainda não se sabe se Doctor Who será uma série regular da primavera quando Chibnall assumir. “Isso ainda será decidido,” disse a fonte da BBC, que lembrou do fato de que a série estreava no mesmo período quando retornou em 2005, com Russel T. Davies.
“É estranho começar a falar sobre a minha saída quando eu estou começando a trabalhar no roteiro para a 10ª temporada, mas o fato é de que meu tempo está acabando,” comentou Steven Moffat sobre sua decisão. “Enquanto Chris está fazendo sua última temporada para Broadchurch, eu estarei terminando o melhor trabalho do universo e mantendo a TARDIS quente para ele. Eu precisei de muito gim e tônico para convencê-lo disso, mas eu estou mais que encantado de que uma das maiores estrelas britânicas de séries de televisão estará levando nosso Senhor do Tempo ainda mais para frente no futuro. No começo da 11ª temporada, Chris Chibnall se tornará o novo showrunner da série e eu serei jogado de lado.”
“Eu quero agradecer Steven Moffat por tudo que ele deu para Doctor Who – eu amei trabalhar com este gênio absoluto que levou muita alegria aos fãs ao redor do mundo. Eu ficarei muito triste em vê-lo deixar a série, mas mal posso esperar para ver o que ele entregará para sua última temporada com a nova companion. Eu também gostaria de dar as boas vindas a Chris Chibnall, um escritor maravilhosamente talentoso que eu sei que trará algo muito especial para Doctor Who,” disse Moore.
Assim como Moffat, Chibnall também é um fã de longa data de Doctor Who e ganhador de muitos prêmios. Recentemente, ele ganhou três BAFTAs com Broadchurch. Seus outros créditos na premiação incluem séries como The Great Train Robery, United Law & Order: UK, Life on Mars e Torchwood*. Ele também já escreveu episódios para Doctor Who antes**.
“Doctor Who é o programa supremo da BBC: ousado, único, vastamente divertido e adorado pelo mundo inteiro,” disse Chris Chibnall. “É um privilégio e uma alegria ser o próximo encarregado desta série engraçada, assustadora e emocionante. Eu amo Doctor Who desde quando eu tinha quatro anos, estou gostando do pensamento de trabalhar com o excepcional time da BBC de Gales para criar novos personagens, criaturas e mundos para o Doctor explorar. Steven alcançou o impossível por continuar expandindo a ambição criativa de Doctor Who enquanto sua popularidade global crescia. Ele está sendo um showrunner muito querido e escutando seus planos para 2017, está claro que ele irá embora com um impacto. Apenas para deixar minha vida mais difícil,” completou.
“Assim como Charlotte, eu gostaria de agradecer Steven por sua inteligência brilhante que fez com que Doctor Who se tornasse um hit global em seus cuidados”, disse Polly Hill, que controla o comissionamento de séries da BBC. “Chris é o perfeito sucessor para tomar conta dos restantes desta série incrível, então estou encantada por seu amor por Doctor Who ter feito isso ser impossível de se recusar! Chris é um escritor incrível e sua visão e paixão por Doctor Who dará um futuro animador à série, será um agrado para os fãs pelo mundo,” acrescentou.
Fonte: Radio Times
*Episódios escritos para Torchwood:
- Day One (2006)
- Cyberwoman (2006)
- Countrycide (2006)
- End of Days (2007)
- Kiss Kiss, Bang Bang (2008)
- Adrift (2008)
- Fragments (2008)
- Exit Wounds (2008)
**Episódios escrito para Doctor Who:
- 42 (2007)
- The Hungry Earth / Cold Blood (2010)
- Pond Life (2012)
- Dinosaurs on a Spaceship (2012)
- The Power of Three (2012)
- P.S. (2012)
EDIT: Em uma entrevista recente, Steven Moffat contou que está encarregado do Especial de Natal deste ano, da 10ª temporada e o Especial de Natal de 2017. A 10ª temporada será constituída de 12 episódios. Então, mesmo com a confirmação de sua saída, ainda temos pela frente 14 episódios de Doctor Who com Steven Moffat na posição de produtor executivo.
Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.