BBC tranquiliza fãs: Doctor Who vai continuar

Especulações sobre o futuro da série haviam aumentado após a saída de Ncuti Gatwa.

A série foi atacada por incluir tramas “woke” e criticada pela queda na audiência. Seu ator principal deixou o programa de surpresa no final da última temporada. No entanto, a BBC tranquilizou os fãs de Doctor Who preocupados com o futuro do programa: “a Tardis não vai a lugar nenhum”.

As especulações sobre a série haviam aumentado nos últimos meses, depois que Ncuti Gatwa interpretou o Doutor homônimo por apenas duas temporadas antes de sair no final da 15ª temporada do programa, em maio.

Desde então, tanto a BBC quanto a Disney+ – que cofinanciou as duas últimas temporadas – têm mantido silêncio sobre o futuro da série. No entanto, ao falar no Edinburgh TV Festival, a chefe de conteúdo da BBC, Kate Phillips, disse aos fãs ansiosos que a série tem um futuro, com ou sem o Disney+.

“Todos os whovians por aí, fiquem tranquilos: Doctor Who não vai a lugar nenhum”, disse ela. “A Disney tem sido uma ótima parceria e isso continua com [o spin-off de Doctor Who] The War Between the Land and the Sea no próximo ano. Mas, daqui para frente, com ou sem a Disney, Doctor Who ainda estará na BBC… A Tardis não vai a lugar nenhum.”

Lindsay Salt, diretora de Drama da BBC, disse que, embora não haja novidades sobre a data da próxima temporada, a empresa “sempre se manterá comprometida” com a série.

O showrunner Russell T Davies dissera durante o verão (no hemisfério norte) que também ainda estava no escuro sobre o futuro da série. Ele já havia reclamado dos “guerreiros das redes sociais” que afirmavam que a série havia se tornado “muito woke“.

Davies, que também escreveu Queer As Folk e It’s a Sin, disse à BBC Radio 2: “O que alguns podem chamar de diversidade, eu simplesmente chamo de portas abertas. Alguém sempre levanta questões sobre diversidade. E há guerreiros online nos acusando de diversidade, de ser ‘woke‘ e de incluir mensagens e questões sociais.”

Enquanto isso, a Disney se viu envolvida nos esforços de Donald Trump nos EUA para desafiar políticas de diversidade. A agência estadunidense que supervisiona a televisão disse no início deste ano que estava investigando as práticas de diversidade e inclusão da Disney.

Brendan Carr, um dos supervisores da Federal Communications Commission, disse que estava agindo devido a preocupações de que a Disney estava promovendo a diversidade “de uma maneira que não está em conformidade” com a lei.

Caso a Disney+ opte por não continuar cofinanciando e distribuindo Doctor Who, a BBC terá que encontrar outras formas de produzi-la. Isso pode significar levantar fundos de um grupo de distribuidores ao redor do mundo ou produzi-la internamente com um orçamento menor.

A audiência vinha caindo, embora o sucesso do programa tenha sido difícil de calcular. Embora o envolvimento da Disney tenha dado às aventuras do Senhor do Tempo um público global, a plataforma não divulga números de audiência.

Uma análise da temporada mais recente feita pelo Deadline, usando dados de visualização de sete dias da exibição na BBC, constatou que ela teve meio milhão de espectadores a menos do que a temporada do ano passado. A 13ª temporada, que teve Jodie Whittaker como a Doutora, garantiu 1,7 milhão de espectadores a mais.

Imagem de capa: The Doctor (Ncuti Gatwa) | James Pardon/BBC Studios/Bad Wolf

Traduzido de: Doctor Who will continue, BBC reassures fans by , Media editor| Traduzido por: Jéssica Laíse

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!