David Tennant conta como surgiu o convite para retornar a Doctor Who

O 10º Doutor, David Tennant, diz estar “com um pouco de ciúmes” do novo Doutor Ncuti Gatwa que está “iniciando esta emocionante jornada”.

By Rebecca Jones – Arts correspondent, BBC News | Traduzido por Amanda Oliveira

“Ncuti é brilhante”, acrescenta Tennant, que interpretou o Doutor entre 2005-2010. “Ele é um homem adorável, encantador e cheio de energia, além de ser incrivelmente talentoso.”

“Por isso, e digo isso me incluindo entre os fãs, estou empolgado por cada whovian com o que está por vir.”

Em maio, a BBC anunciou que Tennant voltaria ao papel como parte das celebrações do 60º aniversário do programa no próximo ano. Os detalhes são mantidos em segredo, mas sabemos que ele se reunirá com Catherine Tate (que interpretou sua companion Donna Noble).

Tennant contou à BBC como surgiu a reunião: “Tudo aconteceu um pouco por acaso”, revela ele. E, por incrível que pareça, a Covid-19 desempenhou um papel fundamental nisso.

Ele, Tate e Russell T Davies – que foi o responsável pela série de sucesso de ficção científica entre 2005 e 2009 – se envolveram em “Doctor Who: Lockdown!” um evento virtual mundial de “watch-alongs” de episódios anteriores, projetada para ajudar a passar o tempo durante a pandemia, “quando todos estavam trancados em suas casas”.

“Foi aí que tudo isso começou”, explica Tennant.

“Em uma certa hora e dia todos davam play em um certo episódio e algumas das pessoas que tinham estado envolvidas nesses episódios estavam tuitando junto.”

“Eu não tuitei, mas minha esposa me ajudou”, ele ri.

“Depois, os três estavam trocando mensagens de texto e Catherine disse: ‘não seria divertido fazer isso de novo?”

Ele acrescenta: “Russell disse: ‘Poderíamos fazer um episódio solto, talvez eles nos deixassem'”.

“Nós dissemos, ‘sim, isso seria divertido’, e então ficou nisso”.

Mas, no ano passado, Davies anunciou que estava de volta como o showrunner de Doctor Who. Então, Tennant e Tate receberam uma oferta surpreendente.

“De repente, Russell nos informou que estava assumindo a série novamente e que voltaria ao comando e nós iríamos trabalhar um pouco para ele”, diz Tennant.

“Então não sei se lhe demos a ideia de retornar a Doctor Who.  Mas certamente pensamos que, já que ele está fazendo isso, não poderíamos deixar a diversão apenas para os novatos”.

Antes de aparecer novamente em Doctor Who, Tennant voltará aos palcos – pela primeira vez em cinco anos.

Tennant will star alongside Elliot Levey in Good | JOHAN PERSSON

 

Ele estará na peça do CP Taylor, Good, sobre um professor alemão decente e respeitável, com um melhor amigo judeu, que se torna um nazista do alto escalão.

“Quando você volta no tempo e olha para os eventos históricos como o que aconteceu na Alemanha nos anos 1930, sim, havia alguns monstros, mas a maioria era uma nação cheia de pessoas que eram tão complexas e diferentes e amplamente decentes como a maioria de nós somos”, diz Tennant. “Então, o que aconteceu?”.

A peça foi apresentada pela primeira vez em 1981, e, em uma reedição no Royal Exchange em Manchester em 2011, Lyn Gardner, do Guardian, destacou “a falta fatal de tensão dramática em uma peça em que um homem muito simpático desliza sem nenhuma luta”.

Contudo, Tennant diz que Good fará perguntas difíceis ao público, porque “ele meio que te deixa no meio deste contexto horrível e te faz pensar como você se agiria nessa situação”.

“Gostamos de pensar que somos o tipo de pessoa verdadeira, virtuosa e cruzada”. As pessoas temem ser alguém que deixa as coisas passarem. [Por exemplo] estamos olhando para o barril de uma terrível emergência climática, o que estou realmente fazendo a respeito disso”?

O premiado diretor, Dominic Cooke diz ter ficado impressionado com o quão atemporais são os temas da peça.

“O que esta peça faz é permitir que você se identifique com este tipo de pessoa decente, engraçada, encantadora e veja-o fazer concessões”, diz ele. “É natural pensarmos que seremos aquele tipo de pessoa que se levantará e dirá não quando algo terrível acontecer”.

“Entretanto, na realidade, poucos de nós realmente o fazem”.

Good estará no Teatro Harold Pinter de Londres, de 5 de outubro a 24 de dezembro.

Traduzido de: BBC
Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!