Produtor de Doctor Who revela processo de seleção para animações de histórias perdidas
A história do Primeiro Doutor – The Savages – foi transformada em animação.

O arco da série clássica de Doctor Who que estava perdido, The Savages, tornou-se a mais recente história perdida da amada série de ficção científica a ser lançada como animação – com uma edição limitada em Blu-ray steelbook agora disponível para os fãs.
A história foi transmitida pela primeira vez entre maio e junho de 1966 – com William Hartnell interpretando o Primeiro Doutor – e, agora, faz parte do grupo de séries em formato de animação, como The Underwater Menace e The Celestial Toymaker.
Se você tinha curiosidade de saber exatamente como é decidido quais arcos são recriados nessa mídia, o produtor executivo Paul Hembury explicou tudo recentemente em uma entrevista para a última edição da Doctor Who Magazine.
“O processo de seleção é bastante complexo”, revelou ele. Ele também ressalta que, sendo a BBC Studios uma organização comercial que investe nesses projetos, é necessário que o processo decisório também considere a viabilidade comercial das histórias.
“Também analisamos a quantidade de material que ainda existe e, no passado, consideramos quais das histórias perdidas têm maior probabilidade de ressurgir. Não que tenhamos alguma informação privilegiada sobre isso!”
Falando especificamente sobre The Savages, ele explicou que havia várias fotos que a equipe pôde usar como referência. Além disso, considera a animação “extremamente fiel”, levando em conta que nenhum episódio completo da série sobreviveu.
“Não acredito que tenhamos tomado nenhuma liberdade”, disse ele. “Empregamos uma certa dose de licença, em parte porque acreditamos que os fãs apoiam o que fazemos. O objetivo final é criar um programa de entretenimento para o espectador, mas ao longo do caminho tentamos fazer a coisa certa.”
Enquanto isso, a diretora AnneMarie Walsh disse que estava “totalmente comprometida com a autenticidade” e que ela e sua equipe queriam “ser fiéis ao material original”.
A diretora também disse que: “no caso de The Savages, é o roteiro e a gravação de áudio do diálogo. Mas também acho que fazemos o que qualquer diretor faria dentro do meio da animação. Temos essa liberdade, então por que não usá-la?”
Falando em uma exibição especial de The Savages no mês passado, Hembury revelou que há planos para acelerar a produção de novas animações de histórias perdidas de Doctor Who.
“Em vez de um de cada vez, o que queremos fazer é acelerar o ritmo de produção”, explicou.
“O que queremos fazer – e acredito que, neste estágio, conseguiremos – é começar o próximo razoavelmente em breve, mas antes de concluir esse, começaremos o seguinte… esse é o objetivo.”
“As coisas estão indo muito bem. Não temos um acordo assinado, mas estamos muito esperançosos de poder fazer mais.”
Traduzido de: RadioTimes – Published: Sunday, 30 March 2025 at 0:00 pm | Traduzido por: Amanda Oliveira
Ambientalista por formação, tradutora nas horas vagas, whovian carioca e viciada em livros, filmes e séries. Fã de ficção científica, especialmente quando envolve viagem no tempo.