O que parecia ter sido o fim de River Song no Especial de Natal de 2015 pode não ser de fato a última aparição da personagem, segundo o próprio escritor-chefe de Doctor Who, Steven Moffat, em entrevista publicada este mês.
Na última edição da revista britânica Doctor Who Magazine (Nº. 509, de 9 de fevereiro de 2017), o produtor executivo da série encarou as perguntas dos fãs na tradicional coluna “Pergunte a Steven Moffat”.
Um dos whovians perguntou sobre a personagem interpretada pela atriz Alex Kingston: “Você sente que a história de River Song acabou?”, e Moffat respondeu o seguinte:
“Bem, sim, parece-me realmente o fim. Exceto, é claro, que não acabou, e não pode acabar. Há chance de River reaparecer sempre, de algum outro ponto da sua linha do tempo, com um camelo roubado, sete novos maridos e um submarino nuclear.”
Por enquanto, Moffat incentiva as produções paralelas, ou seja, não transmitidas na série televisiva, como os audiodramas da Big Finish e os livros da BBC Books, como o “The Legends of River Song” (2016):
“A Big Finish não terminou com ela, creio eu, e qualquer motivo para trazer Alex Kingston de volta à ação é um bom motivo.”
Ele acredita que River possa voltar a qualquer momento na série, mas não na 10ª temporada (ou como ele mesmo costuma dizer, “a não ser que eu esteja mentindo”):
“Porém, para mim, eu acho, já acabou. Na época em que eu acreditava estar saindo da série no fim de 2015, eu especificamente planejei a cena de Darillium como meu adeus – fechando um ciclo completo, de volta ao momento em “Forest of the Dead”, pouco antes de eu assumir a série.”
Em entrevista à Radio Times, a atriz foi questionada se voltaria para Doctor Who e ela respondeu:
“Estou tão apegada à personagem. Nunca esperei que ela fosse crescer e se desenvolver tanto. Você nunca sabe se ela está prestes a ser durona ou boazinha. Enquanto houver histórias que a incluam, eu sempre direi sim.”
River Song apareceu pela primeira vez em 2008, no episódio “Silence in the Library”, da 4ª Temporada, e foi vista por último no Especial de Natal de 2015, “The Husbands of River Song”.
Fontes: Doctor Who TV e Radio Times
Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.