O enredo dessa semana foi marcado por suas reviravoltas e por nos dar uma continuação sobre eventos acontecidos no passado (dedinho de Moffat no meio). Para começar, quem adorou rever o 10º, o 11º, o War Doctor e a chave de fenda sônica em The Day of the Doctor? Bem, The Zygon Invasion é, obviamente, o futuro e consequências do que aconteceu no Especial de 50 anos.
Começamos com a dupla de Osgoods (a fangirl dentro da série, que é ótima em trazer referências dos Doctors passados) explicando que comanda uma operação secreta e que 20 milhões de Zygons tomaram forma humana para viver entre nós na Terra, juntos e em paz. A Operação Duplo consiste em manter a situação nos eixos para que esta convivência ainda possa acontecer. O Doctor deu à elas a “Caixa de Osgood”, que só deve ser aberta se o tratado de paz entre Zygons e humanos for corrompido.
Osgood é capturada juntamente com a localização de cada Zygon existente no mundo. Agora o Doctor e a UNIT se juntam para encontrar a Osgood humana. Notem que desde o começo do episódio, ele tenta encontrar a Clara mas não consegue, o que parece irrelevante até determinado ponto. No momento, ela está tentando ajudar seu vizinho a encontrar os pais dele, que estão se comportando como se tivessem feito uma maratona da série Clássica e não pararam por uma semana inteira.
Doctor, Clara e Kate Stewart se unem para criarem um plano. Eles recebem um vídeo dos Zygons em suas formas humanas (segundo o Doctor, a Monster High e a Cinderela) e tomam sua forma original, declarando guerra e morte aos traidores. A verdade é que essa revolução está acontecendo porque os Zygons não querem mais ter de se passar por humanos e querem ter uma vida comum na Terra em suas formas naturais. Acho que eles não entendem que seria difícil para um humano ir num mercado e dar de cara com um réptil vermelho e enorme. No final desse vídeo, e também no que Kate recebeu no início do episódio, o Zygon diz “Verdade ou Consequências”. Primeiramente, isso parece ser só uma ameaça, mas Clara diz existir uma cidade no Novo México com esse nome.
A pergunta é: como Clara saberia disso? Pesquisas no Google e o fato de ela ser inteligente podem até justificar, mas por que foi ela quem deu a resposta? Também dá para perceber que ela começa a se atrapalhar ao explicar como soube sobre a cidade. Desde o começo, já parecia ter algo errado pelo fato de Clara ter dado uma resposta concreta, talvez porque quem geralmente faz isso é o próprio Doctor.
Kate decide procurar por Osgood em Verdade ou Consequências, Doctor vai para um abrigo militar e Clara fica no Reino Unido junto com Jac. Mais uma vez, parecia ter algo suspeito com o fato de Clara ficar responsável pela UNIT em Londres. Ao chegar ao abrigo, o Doctor descobre que para evitar ataques, os Zygons tomam forma de alguém próximo aos soldados para que desistam do ataque. Ele encontra Osgood e consegue capturar um Zygon para conseguir mais informações.
Clara e Jac descobrem que estão acontecendo eventos estranhos no subsolo de Londres e descobrem que lá são mantidos casulos de Zygons, que guardam a versão humana das vítimas presas ali, conservando seu corpo e suas memórias. Em um desses casulos está a própria Clara, então quem estava presente ao longo do episódio era um Zygon que se infiltrou na UNIT usando o corpo dela. Quem a transformou foram seus vizinhos. Bonnie, a versão Zygon da Clara, neutraliza o Reino Unido e rouba armas para tentar acertar o avião do Doctor. Ela diz a ele que Clara, Kate e as tropas da UNIT morreram e dispara. To be continued… E ficamos na ansiedade até o próximo sábado.
Esta temporada está sendo composta, por enquanto, apenas por episódios duplos, o que pode ser bom ou não dependendo do enredo. A primeira parte é sempre a mais parada por ter mais explicações do que ações, porém o modo como transformaram a Clara em uma vilã, mesmo que por dois episódios, pode ter dado um ponto positivo para a história. Afinal, até que foi bom ver Clara fazendo outra coisa a não ser querer se arriscar nas viagens ou precisar esperar pelo Doctor para ter ajuda.
Outro ponto positivo do episódio foi saber que Osgood continua viva e o modo como se envolveu no tratado dos Zygons, se tornando a paz entre eles e os humanos. Além disso, gosto de pensar que Osgood seria uma representação dos fãs na série, então ver o Doctor, que é sempre tão carrancudo com pessoas que o admiram, gostar e se relacionar tão bem com ela é algo muito bom.
Também foi ótimo saber que o Doctor ainda usa seus pontos de interrogação mesmo que na cueca.
Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.