Doctor Who: 10 coisas que talvez você não saiba sobre “Twice Upon a Time”

“Twice Upon a Time” é uma história sobre lembranças e reflexões, sobre quem você é e qual é o seu propósito na vida e sobre como as pessoas nem sempre percebem o impacto positivo que podem causar em todos a sua volta.
Também é a despedida do Doutor de Peter Capaldi. E ele se despede recebendo participações importantes: o retorno do primeiro Doutor, Mark Gatiss como um parente próximo de um antigo amigo do Doutor e a primeira participação da décima terceira Doutora.

Vale a pena prestar atenção em alguns detalhes enquanto assiste:

Trechos do primeiro Doutor na aventura “The Tenth Planet” abrindo o especial. Eles foram retirados das partes restantes do episódio original. Esses trechos são da parte quatro, que é um dos 97 episódios perdidos da série clássica de Doctor Who. Por sorte, o vídeo foi usado em um episódio de um programa infantil da BBC, Blue Peter. Dessa forma, foi possível preservar a primeira regeneração do Doutor.

O primeiro Doutor realmente disse uma vez a frase “O que você precisa, jovem, é de umas boas palmadas no bumbum!” durante “The Dalek invasion of Earth”. Mas isso foi para sua neta Susan. Não há registro dele oferecendo similar punição a outros companions.

O Capitão enfrenta, em uma cratera, um soldado alemão, interpretado por um dos roteiristas de Doctor Who, Toby Whithouse. Ele escreveu os episódios “School Reunion,” “The Vampires of Venice,” “The God Complex,” “A Town Called Mercy,” “Under the Lake”/“Before the Flood” e “The Lie of the Land”. Ele também atuou em “O Diário de Bridget Jones”.

Os fãs de Torchwood provavelmente reconheceram Nikki Amuka-Bird, que interpreta Helen Clay, a mulher de vidro do Testimony. Ela também aparece como Beth Halloran em “Sleeper”, o segundo episódio da segunda temporada da série.

A Tardis do primeiro Doutor tem o nome Bernard Wilkie escrito no painel de controle. Essa foi uma homenagem tardia a um designer visionário que contribuiu no primeiro episódio, “An Unearthly Child” e não foi creditado na época.

No roteiro original de “The Tenth Planet”, o primeiro Doutor iria de fato se recusar a aceitar sua regeneração, com a frase “Não, eu não posso passar por isso! Não posso. Não irei desistir!”. Por problemas de tempo, a cena foi alterada e a ideia dele não aceitando a regeneração foi deixada de lado e retomada agora.

O Doutor menciona que apenas as crianças podem ouvir o seu nome, nas circunstâncias adequadas. Depois ele repete a linda resposta que Peter Capaldi deu uma vez a um jovem fã que perguntou qual deveria ser o nome do Doctor: “Eu não acho que os humanos possam realmente dizer o nome do Doctor. Mas eles podem ouvir às vezes. Se as estrelas estiverem aliadas e os corações delas estiverem no lugar certo”.

O décimo segundo Doutor chama o primeiro Doutor de Senhor Pastry, em uma referência difícil de entender atualmente. Trata-se do desajeitado personagem criado pelo ator Richard Hearne. Este tem uma história com Doctor Who. Quase foi selecionado para atuar como o quarto Doutor em 1974. Entretanto, o produtor Barry Lettes escolheu Tom Baker em seu lugar, uma vez que Richard pretendia interpretar o Doctor usando característica do Senhor Pastry.

Logo antes de ser levado pelo Testimony, o Capitão diz “A guerra é o inferno”. A frase é de William Tecumseh Sherman, general do Exército da União dos EUA. Em 11 de abril de 1880, ele disse em seu discurso em Columbus, Ohio: “Há muitos meninos aqui hoje olhando para a guerra buscando a glória, mas, meninos, a guerra é um inferno”.

O décimo segundo Doutor também chama o primeiro Doutor de Mary Berry, que foi, até recentemente, uma das juradas da competição de TV The Great British Bake Off. Ela publicou mais de 75 livros de culinária – Baking Bible de 2009 foi um best-seller – o primeiro foi The Hamlyn All Colour Cookbook em 1970. Provavelmente ele estava se referindo ao cabelo.

E uma informação extra: Esta não foi a primeira história com mais de um Doutor contendo as palavras “oh” e “brilhante” para demonstrar empolgação. Em “Time Crash”, o curta para o Comic Relief ocorre quando o décimo Doutor encontra o quinto. O décimo comemora dizendo: “Oh, brilhante! Não foi o que eu quis dizer… Grande emergência. O Universo vai colidir em cinco minutos, mas, é brilhante!”.

Fonte: Anglophenia

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu