Não só a placa escura! Veja todas as mudanças na nova TARDIS da 13ª Doutora

Doctor Who_Series 11_Costume Reveal

Enquanto muitos só perceberam uma plaquinha preta na nova TARDIS redesenhada da 13ª Doutora (ou focaram as atenções na nova roupa dela), a galera da Radio Times esmiuçou todas as mudanças externas da caixa mais sexy do universo.

O Universo Who traduziu para você e quer saber sua opinião: o que achou da nova TARDIS?

Em meio a toda excitação ao redor da nova roupa da 13ª Doutora, Jodie Whittaker, também tivemos uma amostra da TARDIS redesenhada… que mudou de forma bem significativa da versão usada pelos Doutores de Peter Capaldi e Matt Smith.

A Radio Times confirmou com a BBC que o exterior da TARDIS realmente será diferente e novo (embora o interior ainda permaneça debaixo dos panos).

Mas então, o que mudou?

1. A cor azul

Doctor Who_Series 11_Costume Reveal

Vamos começar com uma das mudanças mais expressivas feitas para a TARDIS de Jodie: a cor. A TARDIS aparentemente mudou do azul brilhante das eras Smith e Capaldi para um tom mais escuro em um estilo mais sombrio (embora nós tenhamos que levar em consideração o fato de que possa ter havido uma leve distorção na colorização desta montagem ilustrativa).

Este estilo de pintura está muito mais próximo daquele usado para a TARDIS previamente pilotada pelos Doutores de Christopher Eccleston e David Tennant, de 2005 a 2010 – e que fizeram uma reaparição no vídeo que anunciou Jodie no papel da nova Doutora, mais cedo este ano.

Talvez uma forma de firmar a intenção de levar a TARDIS de volta à primeira década dos anos 2000?

2. A logo de São João

Doctor Who_Series 11_Costume Reveal

Também igualmente notável na nova TARDIS é que foi removida a logo do Ambulatório de São João (St. John’s Ambulance) que costumava aparecer na porta da direita. Porém, esta logo nem sempre esteve presente – na verdade, ao longo da história de 54 anos de Doctor Who, a maioria das versões da TARDIS evitaram essa logo.

No entanto, ela fez parte da primeiríssima TARDIS pilotada pelo 1º Doutor, de William Hartnell, e apesar de ser descartada a partir de 1966, o produtor-executivo Steven Moffat a trouxe de volta a partir do novo redesenho da TARDIS em 2010, como uma forma de conectar a série às raízes originais. Agora, parece que a logo caiu fora mais uma vez.

3. A placa preta

Doctor Who_Series 11_Costume Reveal

Em uma grande mudança, a icônica placa na portinha da TARDIS (aquele em que está escrito “Livre para uso público” e que instrui o usuário a puxar a portinha para abrir) foi invertida na noa versão, com as letras brancas por cima de um fundo preto, ao contrário do anterior, em que o fundo era branco, e as letras eram pretas.

Esta nova aparência não é algo inédito, uma placa preta neste estilo também foi usada na série clássica entre 1969 e 1976 e depois disso apenas esporadicamente até 1980. Além disso, uma versão azul escura da placa foi usada no filme de 1996.

paul-mcgann-as-the-eighth-doctor-

Essa mudança está levemente associada ao estilo da placa principal “Police Box” no topo da TARDIS, com letras brancas sobre um fundo preto, como de costume, apesar de uma pequena alteração no tipo de letra.

4. As maçanetas

Doctor Who_Series 11_Costume Reveal

Na nova placa da porta esquerda, a maçaneta para abrir a portinha do telefone mudou de lado. Antes, ficava do lado direito, e agora está no lado esquerdo – outro estilo incomum para a TARDIS, embora esse estilo tenha sido usado pelo menos uma vez, durante o filme Doctor Who, de 1996.

Na porta direita, a maçaneta também foi movida de lugar, invertendo de posição com a fechadura (que agora está acima da maçaneta) e não mais alinhada ao centro com a maçaneta menor da outra porta.

Até onde é possível observar, as maçanetas estão com uma aparência menos arredondada e mais reta nesta nova versão.

5. As janelinhas

Doctor Who_Series 11_Costume Reveal

No exterior da nova TARDIS, as janelas perderam a pintura branca vista na versão de Smith e Capaldi.

tardis 5a

Também foi removida a tinta em dois dos painéis de baixo (que formavam uma forma de “T” a partir dos vidros não pintados).

6. A lâmpada

Doctor Who_Series 11_Costume Reveal

No topo da TARDIS, algumas pequenas mudanças estéticas parecem ter sido feitas na lâmpada, apesar de ser difícil ver claramente na ilustração atual.

7. Os entalhes na madeira

Doctor Who_Series 11_Costume Reveal

Em uma alteração interessante na aparência da TARDIS, os quatro cantos da borda tornaram-se pilares canelados diagonalmente, com novos entalhes alinhando com os sulcos abaixo da placa de Cabine Policial no topo.

Além disso, os seis painéis nas portas, apesar de manterem a mesma largura, agora deixam um espaçamento maior entre os dois painéis mais inferiores e a base da TARDIS.

8. E uma coisa NÃO mudou…

tardis 8

Embora haja algumas diferenças em relação às outras TARDISes nesta nova versão, uma tradição continua radiante [segundo a Radio Times]:

A TARDIS ainda não se parece em NADA com as reais cabines policiais da década de 1960.

Isso segue o padrão de todas as outras “dolorosamente imprecisas” TARDISes de Doctor Who até hoje. A mais próxima (como foi percebida pelo escritor do spin-off The Sarah Jane Adventures e especalista em Doctor Who, Clayton Hickman) foi a TARDIS do Doutor de Peter Cushing nos filmes não cânones dos anos 60.

tardis c

É bom saber que algumas coisas nunca mudam…

E a Doutora?

Doctor_squared-600x300

A nova piloto da TARDIS também redecorou o visual (e a gente GOSTOU SIM), e criamos um post exclusivo só para falar das influências que fizeram aquele alienígena de 2 mil anos escolher uma vestimenta tão… Doctor-ish!

Notícia: Você conhece todas as referências na nova roupa da 13ª Doutora?

E você? Gostou da nova Tardis? Percebeu alguma outra alteração interessante? Conte para a gente nos comentários!

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!